sábado, 11 de março de 2017

Abrem-se as cortinas para mais um estadual de futebol

OPINIÃO


Meus amigos é chegado a hora de mais um campeonato estadual de futebol em Rondônia. Muito já se falou dos preparativos, do famoso BID, dos apoios, dos laudos dos estádios, disso e daquilo. Gosto sempre de escrever antes da bola rolar que, do primeiro campeonato realizado em 1991 até este de 2017 o blogueiro aqui participa efetivamente desde 1993, portanto, perdi somente dois - um porque estava fora das atividades do estado, e outro porque aqui cheguei em julho de 1992.

De lá pra cá, aí sim - como membro da arbitragem, auditor do TJD e cronista esportivo -, inteiriço como cantiga de grilo. Hoje com abertura oficial de VEC e Real Ariquemes, jogo das 16h e logo depois às 17h30 Ariquemes e Barcelona, completando a rodada teremos no domingo(12), Ji-Paraná e Genus e RSC x Guajará, os dois às 16h.

Nesta minha breve crônica, quero falar da rivalidade entre os municípios e da escala dos senhores árbitros. O rondoniense-2017 terá 8 clubes na disputa, sendo que de agora em diante esse será o número limite para o profissional. Agora alguns dados; vocês sabiam que dos 26 campeões, somente 7 municípios teem esse privilégio.

Ji-Paraná com 12 títulos (9 do jipa e 3 da Ulbra), Vilhena (5 do VEC), Porto Velho (já tem 3, CFA, Genus e RSC), Ariquemes (2 com S.E. Ariquemes), Cacoal (que infelizmente não participa tem 2), Guajará-Mirim (tem 1 título) e Espigão do Oeste (que não participa tem 1). Portanto senhores, 23 títulos estão espalhados neste 5 municípios que iniciam hoje, sábado(11) o campeonato. 

Exatos 88,5% dos títulos até agora. O que eu quero dizer com isso, todos do interior estão de olho na hegemonia que de repente passou para a capital com, Genus e RSC conquistando seguidamente em 2015/16, para se ter uma ideia ano passado chegaram a disputar o título. Isso é bom? Isso é ótimo pois alavanca o futebol, fomenta, cria "rivalidade", expectativa.

Estou também nessa expectativa, de acompanhar belos espetáculos como já vi: um Genus de Juliano César, Canhoto, Perereca; um Ariquemes de Cezinha, Pablo, Reginaldo; um RSC de Dida, João Paulo, Cássio, Marco Aurélio, Quintino, Fernandinho; uma Ulbra e VEC, desse mesmo Quintino, Edilsinho, Miro, Rocha; um Jipa infernal com Cesar, Dudu, Rincon; um Guajará com Cesar, Pinto, Sabá e que venha o Barça e Real com Pablo, Cabixi, Rob, Índio, Jorginho, Guarate. Alguns aqui do Ariquemes FC.

Por último desejar sorte aos amigos da arbitragem - é assim que me dirijo ao pessoal do apito - embora não tenha gostado do sorteio para dois jogos destes quatro, que são: Ariquemes x Barcelona e Ji-Paraná x Genus.

Enfim! Vamos ao jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...