domingo, 12 de junho de 2011

Gastos de verbas com obras inúteis

Neste domingo, 12, tem início a semifinal do 21* campeonato rondoniense de futebol profissional. Quatro equipes dão o pontapé para em dois domingos, sair os finalistas. Estes quatro representantes de municípios distintos, que por sinal levam e elevam o nome de suas cidades são:

Ariquemes, Espigão do Oeste, Sport Clube Gênus de Porto Velho e Vilhena. Deste ponto em diante, vou tentar entrelaçar o título acima com o restante do post. Rondônia tem 52 municípios com uma população de 1.562.409 hab(IBGE/2010), e uma faixa de seis a oito times participantes do estadual de futebol.

Esses quatro municípios possuem respectivamente: Porto Velho 428.527 hab, Ariquemes 90.354 hab, Vilhena 76.202 hab e Espigão do Oeste 28.729 hab (todos IBGE/2010). Quase a metade da população de RO, senão vejamos: 623.812 hab (39,9%) para os quatro.

Pois bem, meus caros seguidores. A TV do Plim-Plim apresenta neste domingo uma vasta reportagem sobre verbas gastas com obras inúteis. "Um viaduto em Porto Velho que não vai dar em lugar algum, um teatro que começou a ser construído com a frente virada para os fundos". Enfim, são milhões e milhões jogados no ralo. Esperemos então o Fantástico.

Agora saiba quanto é a verba destinada ao Gênus? Pois não. R$ 50.000, que é uma "obra" já bem arquitetado, sempre está chegando às semifinais das competições, inclusive já conta até com categorias de base. Ao pé da letra, se pegarmos esses 50mil e dividirmos pela população de Porto Velho, chegaremos a um resultado extraordinário de que a instituiçao Gênus custa em torno de 11 centavos de reais aos cofres municipal.

E os outros municípios. Bem, não tenho dados suficientes para fazer uma análise mais profunda. Porém, como diria o Presidente Evaldo do Gênus, estou somente fomentando (exercitando, estimulando) o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...