quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Titular da SECEL diz: governo prioriza o esporte não profissional e calendário é um termo pejorativo


Em entrevista a assessoria de comunicação  da SECEL na manhã de quarta (23), a secretária Cleidimara Alves fez declarações importantes concernentes ao desporto do estado, o que deve ser feito e o que o governo planeja para o soerguimento desportivo no Estado. Falou sobre o Estádio Aluízio Ferreira, Biancão, CEDELS, Política Desportiva, Federações e as parcerias que devem ser feitas ao longo do ano para desenvolver o desporto.

Aluizão

Sobre o Aluízio Ferreira, Cleidimara Alves acenou com boas notícias para o esporte não profissional, com reforma do muro e obras que devem ser feitas atrás dos gols, especialmente no espaço em direção a escola Duque de Caxias, com a construção de piscina, quadras polivalentes, casa das federações e uma pista de atletismo. Uma equipe do DEOSP está a frente do projeto para sua execução.  

Futebol Profissional

Indagada sobre as luminárias e laudos para atender a disputado Campeonato Estadual de Profissionais, a secretária foi enfática: O governo pensa priorizar apoio ao esporte não profissional. O futebol profissional, por si só, tem ou deveria ter vida própria, pois é profissional. Nesse quesito, precisamos sentar para discutir uma parceria. Por exemplo: O governo dá o estádio equipado para jogos há muitos anos – quando ocorre um probleminha lá está o governo para saná-lo. Em contrapartida, a Federação de Futebol o que oferece para reali zar seus jogos, seus campeonatos, seja no Aluizão ou Biancão? Esse paternalismo precisa diminuir e todos se ajudarem. Vamos ser parceiros na luta pelas soluções. Se falta iluminação ou laudos, coisas pequenas, a Federação de Futebol e clubes precisam dar sua parcela e não esperar só pelo governo para resolver os problemas. Infelizmente, nós não temos uma solução imediata para o Aluizão e Biancão.

Cedels – Estádios e Ginásio

Para os Centros Desportivos de Lazer-CEDELS, sendo sete da capital e dois do interior, o governo já assinou ordem de serviço para execução de suas reformas, que devem começar no final de janeiro ou início de fevereiro. Junto a esse bolo, estão as reformas do ginásio Fidoca, quadra e campo do Deroche Pequeno Franco, Estádio Aluízio Ferreira e Estádio Biancão em Ji-Paraná, na ordem de 24 milhões.

Política Desportiva

Essa proposta da Política Desportiva é sumamente necessária no Estado para resolver a questão do desenvolvimento do esporte. Sem ela vamos continuar capengando, com ela será possível o Estado buscar recursos no Ministério do Esporte e até convênios federais através de nossos senadores e deputados. Colocamos nossos técnicos, dentre os quais o professor Amilcar Profeta, para agilizar o mais breve possível a nossa Política Desportiva, que depende, inclusive, da Assembléia Legislativa.

Federações

Estamos pleiteando junto ao Senhor Governador Confúcio Moura uma alternativa para as Federações Desportivas poderem andar com as próprias pernas, ou seja, promovendo seus campeonatos de norte a sul do estado. São elas as entidades responsáveis para mexer com o Estado. Nossa proposta é justificar junto ao governo a necessidade de as federações amadoras terem uma verba oficial anual, disponibilizada de acordo com seus calendários de competições. Hoje, o Estado está parado em termos de ações desportivas e vamos procurar mudar esse patamar, conseguir uma alternativa viável. Na hora certa vamos fazer um ‘Encontrão’ com todas elas para falar do assunto.

Calendário 2013

Esse é um termo pejorativo na SECEL. Não é seu papel criar e distribuir calendário de atividades para cada ano. Vamos sim, colher projetos de eventos e competições, de várias frentes, analisá-los para apoiá-los através de convênios e parcerias, dentro dos preceitos legais.

Gerente de Esportes

Cleidimara Alves confirmou o nome do professor Edvaldo Botelho para exercer o cargo de gerente de esportes da SECEL, segundo ela, por se tratar de um profissional altamente qualificado na Educação Física e que prestará bons serviços ao desporto do Estado. 

Fonte: Jornalista Águido Melo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...