quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Rondoniense de Futebol 2017; uma colaboração do Blog!!!

A partir de uns anos para cá o Blog sempre neste período pré-conselho arbitral, mete a colher de pau na formatação, ou melhor na elaboração da tabela do rondoniense - ainda não fui atendido é bem verdade, porém, não fui deixado de ser lido -, e para este próximo ano vai mais uma vez nossas dicas. Quando falo nossas - é porque quero dividir os créditos com Luciano Almeida, lá de Ji-Paraná.

Minha base de elaboração para que fique bem claro é com relação ao número de equipes. Como está documentado foi assinado neste ano de 2016 a quantidade máxima de clubes no profissional, oito(8). Porém, o que se ouve falar é que pelo menos 3 a 4 novatos estão querendo participar, e de 2 a 3 que não voltam para 2017 - um já está certo o Rolim de Moura, o outro de Guajará Mirim - especulação para depois não dizer que estou já excluindo o Morumbi.

Então vamos aos números: temos sete(7) com vagas asseguradas, menos um ficam seis(6). Dos novos que estão pleiteando um lugarzinho: Barcelona FC(Vilhena), U. Cacoal, Espigão e mais um de Vilhena (segundo o presidente Dalhanol), então 4 novos.

Como nós pensamos: dois grupos de 5 - sendo assim: Genus, Rondoniense, Guajará, Ariquemes e Real; outro grupo de 5: Ji-Paraná, Espigão, Cacoal, Barça e VEC; ah mas ultrapassa os 8 já acordados, sim, revoga esse documento.

Daqui pra frente minhas ideias

Concordo com dois grupos de 5 jogando entre si dentro do grupo, em jogos de IDA. Grupo A1 e A2 nesta fase são 10 datas. Classificam-se 2 de cada grupo para as semifinais, com partida de IDA.
1º de A1 x 2º de A2
1º de A2 x 2º de A1 com UMA data.

Terminou empatada, decide nos pênaltis

Classificados nas semis decidem a 1ª fase numa partida de IDA.

Vamos para a 2ª fase

Participam os 3 primeiros colocados de A1 e A2, aqui sim todos contra todos mas, jogos de IDA Com 15 datas.
Os 4 melhores colocados jogam as semifinais, em partida de IDA (única).
1º da 2ª fase x 4º da 2ª fase
2º da 2ª fase x 3º da 2ª fase com UMA data. Empate, pênaltis.

As duas classificadas decidem em partida de IDA (única).

Vamos para 3ª fase (última), caso de duas equipes diferentes vençam as fases 1ª e 2ª, será disputada uma partida extra para se conhecer o campeão estadual de Rondônia em 2017.

Considerações finais

Neste ano de 2016 com 8 equipes tivemos 18 datas (ida e volta), decisão de turno. Claro que, com 10 equipes mesmo com jogos somente de IDA, vamos precisar de 30 datas. Outra coisa o 1º colocado sempre decide em casa. 

Agora passem adiante... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...