sábado, 23 de dezembro de 2017

Carta aberta à Associação dos Cronistas Esportivos de Rondônia - ARLER

A presente tem por finalidade responder e indagar do presidente de "plantão" da ARLER, Sr. José Lima e Silva, conhecido profissionalmente como J. Lima.

Como é sabido (creio eu), todos os associados da referida ARLER foram comunicados via e-mail do preenchimento de dados pessoais para pegar uma carteira provisória, e poder trabalhar no primeiro semestre de 2018.

Segundo o "presidente", esse documento provisório é em virtude da exigência do Sindicato dos Radialistas, junto ao DRT. Enfim, entendo que está certo o Sindicato dos Radialistas em cobrar dos empresários a aplicação da Lei 6615/78 dos Radialistas. 

Veja bem; Sindicato com empresários da área de Comunicação, mas Associação que é nosso caso? Não entendo que seja papel do presidente de "plantão" essa exigência.

Quero logo esclarecer as aspas para: "plantão" e "presidente" meu caro Jota, em virtude do último Congresso da ACEB, agora nos dias 7 a 9 deste dezembro, onde o representante da ARLER fora anunciado como presidente o Radialista Wolney Alonso, em nenhum momento foi citado o nome do Sr. J.Lima.

Aliás, de todas as Associações filiadas à ACEB (se não me engano 14), a única que não tinha seu presidente lá, era quem? Nem preciso responder. A título de ajuda, estaria difícil o Sr. como "presidente" convocar o nobre Wolney Alonso e, repassar aos filiados as novidades do III Congresso da ACEB.

Continuando...,

Será que essa coisa de pegar no pé, é somente comigo? Ou o Sr. esqueceu que, tinha me prometido ir à Rádio Capital FM para esclarecer alguns pontos desse credenciamento para 2018. Essa promessa da entrevista foi justamente no dia 21/12 (quinta-feira, próxima passada). E nada.

Quanto ao recadastramento (meu), remeti o formulário na quinta(21), o Sr. devolveu e disse que estava "ilegível" e faltavam dados.

No outro dia, portanto, dentro do prazo aumentei o "grau" de escurecer a digitalização e, graças a Deus o Sr. enxergou. Embora de maneira, digamos torpe, respondeu. Fique certo que não cheguei a me ofender.

Quanto ao Curso Superior - sim, tenho dois e uma Pós-Graduação -, e entendi perfeitamente o que estava escrito e solicitado por parte da ARLER. É tanto que respondi meus dados pessoais, e a quanto tempo sou filiado, hoje, final do ano de 2017 colaboro em duas empresas de Comunicação.

Na Web Rádio Capital FM, e no Esporte Show que está vinculado ao Portal Rondônia ao Vivo - em nenhum dos dois tenho vínculo empregatício -, portanto, assim como a CBF a ACEB, está se adaptando a essas novas plataformas - web rádio, web TV, Blogs - os senhores da ARLER tem que abrir espaço, ou meios para esses novos integrantes. Eu sou um deles.

E não afirmar secamente, friamente que, mesmo eu filiado desde 2003 - sem DRT é verdade - estou trabalhando de forma irregular e cometendo crime de exercício ilegal da profissão. Pera lá meu irmão, essa coisa de crime (esse velho Cancão das Ipueiras ainda não teve o desprazer de perder sua liberdade numa friorenta cela).

Já arquivei, fotografei seu e-mail. Estou aguardando outros criminosos (ops!), sem DRT e esperar pelo menos até a chegada do Presidente da FFER  Heitor Costa, que é um dos que "desenrola" essa coisa de credenciamento para que eu e alguns outros colegas, que estejam com espírito de trabalhar para o bem do futebol rondoniense, tenham esse acesso. 

Pois a querida ARLER está igual a caranguejo "andando para trás". Aproveite e veja o vídeo da ACEB neste assunto credenciamento. As Federações, assim como a Confederação tem um papel fundamental.

Tenha um excelente Natal, boas festas de final de ano e 2018 de um futebol sempre crescente. Ganha todos!! 










2 comentários:

  1. - Lamento ter que dedicar esse tempo aqui, mas não quero criar nenhum tipo de discórdia ou polêmica ou outra situação qualquer inconveniente, porém me sinto no direito de responder a Vossa Senhoria as possíveis indagações as quais o senhor faz.

    - Quando cita “pegar uma carteira provisória” isso demonstra a falta de respeito e como o senhor trata a ARLER, entidade reconhecida pela Federação de Futebol em nível estadual para credenciamento dos profissionais devidamente registrados, CBF em nível nacional e pela ACEB, associação nacional a qual somos filiados, além do mais, a carteira a qual o senhor se refere é a única do estado que lhe garante o direito ao trabalho nas praças esportivas de acordo com a Lei Federal nº 12.395/2001 - Artigo 9F.

    - O que remete a proceder com o cadastro e emissão da carteira provisória é uma orientação da Delegacia Regional do Trabalho e não exigência de sindicato que o senhor cita ele não exige nada da ARLER, pelo contrário, o senhor é que tem que ir ao referido para solicitar que o mesmo lhe conceda o direito de ser Registrado Profissionalmente junto ao DRT.

    - Quero dizer ao senhor que Wolney Alonso era o representante legal com minha autorização e para seu conhecimento para ir ao Congresso eu teria que custear do meu próprio bolso.

    - Não pego no pé de ninguém, pois essa não é a posição que adoto como presidente, nem em minha vida pessoal, apenas peço que se cumpra o que é pedido e não sendo respeitado a minha posição é indeferir e sempre me coloco a disposição para orientar sem distinção. Quanto ir ao programa não era para falar de credenciamento, e sim iria por respeito a você para pegar em mãos o referido documento, pois disse que não tinha como enviar, coisa que fez posteriormente e bem visível.

    - Nas suas próprias palavras o senhor se diz que é apenas um convidado participante, o que por Lei não é permitido requerer credenciamento e no cadastro é necessário os dados da empresa e de seu responsável. Todas as empresas que queiram fazer cobertura nas praças esportivas têm que cumprir com as leis e as normas em vigência e uma delas é ter o seu profissional com Registro Profissional-DRT e vinculado a ela.

    - Em momento algum o chamei de criminoso, pois não sou louco a tal ponto, pois o senhor é no mínimo conhecedor das leis, foi um homem da lei (segurança pública). E é a própria Lei que diz e não eu, que aquele que não tem Registro Profissional e exerce tal função a faz ilegalmente o que se constitui crime, ou estou errado? E o meio que encontrei para garantir esse direito ao trabalho sem prejuízo foi através desse cadastramento para emissão da carteira.

    - Já entendi que o senhor tenta de todas as formas distorcer os fatos e fica comprovado aqui, quando fala do presidente da FFER para interferir. Quanto ao vídeo eu assisti em tempo real (ao vivo) e é muito claro, o que é responsabilidade sim, das federações e cabe a ela federação sim, fazer o que a ARLER como parceira tem feito que é credenciar com os coletes os profissionais com sua carteira da ARLER em mãos, pessoa a qual é remunerada pela ARLER para fazer o trabalho.

    - Quanto a andar para traz, o que o senhor está tentando fazer e se aceito for, é sim, um retrocesso e poderia continuar andando como sempre desejou e deseja, mas tenha certeza, enquanto eu estiver presidente vou fazer de tudo para mudar a realidade da entidade e buscar o melhor para os cronistas. Tanto que para seu conhecimento não é função minha está correndo atrás de meio para registrar os cronistas que aí estão a muito tempo sem DRT, assim como o senhor.

    - O senhor disse que pego em seu pé, mas tenho buscado forma do senhor se legalizar, o que era para você está fazendo ou já ter feito. Mas mesmo assim, tudo que eu puder fazer de forma legal para garantir o trabalho dos nossos cronistas esportivos não medirei esforços, assim como tenho feito.

    Desejo-lhe um Feliz Natal e um ano novo de paz, saúde e realizações com muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é Natal e o que você fez?
      O ano termina, e nasce outra vez
      Então é Natal, a festa Cristã
      Do velho e do novo, do amor como um todo..., começo essa minha resposta meu caro Jota Lima, usando as palavras dessa letra da música da linda Simone e tentando tirar a cera do teu ouvido, pois em nenhum momento eu desrespeitei a gloriosa ARLER, onde sou filiado (associado não sei o termo desde 2003 - repito há 14 anos), e nestas quase duas décadas de ARLER nunca tive problemas: primeiro com o Chico Lemos, depois com o nobre Wolney Alonso, porque somente com você esse perrengue. Deixo claro na postagem, que está certo o Sindicato dos Radialistas em exigir a aplicação da Lei dos Radialistas - aos empresários da área de Comunicação -, outra: eu falo que, tanto a CBF como a ACEB estão se adaptando às novas mídias sociais. Vou repetir, eu sou a minha empresa, mais uma vez, não tenho vínculo com empresa nenhuma - o grande Sandeimar Medeiros já se propôs a assinar essa ficha de recadastramento em nome da web rádio Capital FM -, estou refletindo se vale a pena com V.S.ª à frente da ARLER. Vai ficar sempre esses comentários que não levam a lugar nenhum.

      Apresente trabalho/realizações meu caro, o Sr. me disse que iria trazer um curso (tentaria) para regularizar todos que não tem DRT e, logicamente nem radialista são - lembra que fiquei contente, só não gostei quando o Sr. me disse que não haveria condições de aplicar aqui em Porto Velho, em função de não possuirmos um quadro de Profs para ministrar tal curso -, e esse pessoal que sai dos cursos da Rede Amazônica? Ninguém é habilitado? Pra que serve esse curso.

      Ah, quando o Sr. cita que vou consultar o presidente Heitor Costa para interferir. Nunca usei tal expressão, eu digo que ele como bom entendedor de quem quer ver o futebol rondoniense lá em cima, que é o meu caso (e de quem vai direto aos estádios), com certeza vai "desenrolar" esse nó. Porque o presidente da ARLER (pelo menos pra mim, não).

      Quanto a andar para traz, falei e falo de novo, estou me referindo ao Presidente de Plantão (pesado este termo, mas eu com 14 anos de ARLER não participei de sua eleição, nem sei como o Sr. chegou lá. Sei que V.Sª andou até me sondando para uma terceira vaga de Secretário). Logo depois, já fui a uma reunião como convidado e, de lá pra cá; NADA de apresentar balanço ou balancete, enfim.

      Outra coisa quando V.Sª na condição de presidente me AMEAÇA ai por volta do 8º ou 9º parágrafo de seu comentário: "se aceito for, é sim, um retrocesso e poderia continuar andando como sempre desejou e deseja, mas tenha certeza..."
      Se aceito for? Existe um Conselho de Ética, que possa me dizer que estou extrapolando. Lembre-se nobre presidente que estou reivindicando um direito meu, de trabalhar como freelance (sem vínculo). Não pode? Então dê o seu parecer. SÓ ISTO!!!

      Quanto a entrevista: V.Sª como presidente da ARLER tem todo direito de ir aos órgãos de Imprensa e, destacar seu feitos. Eu na condição de entrevistador - vou me expressar melhor - na condição de Blogueiro, quero as seguintes respostas de sua boca;

      - o Sr. sabe quantos filiados tem a ARLER hoje, final de 2017?
      - quantos tem a famosa DRT;
      - carteira provisória (no e-mail pelo menos o meu diz lá, será uma credencial para o 1º semestre e outra para a 2ª divisão); afinal é assim mesmo?
      - qual o valor dessas carteiras (ou credenciais).

      E por último, volto a citar Simone: aproveite essa última semana de 2017, vá a igreja, ao culto, o ano termina e nasce outra vez. Faça igual a mim, estou tranquilo muito tranquilo. Saúde e paz!

      Não custa nada fazer uma lavagem nos ouvidos, presidente. Aguardo sua resposta, ou suas respostas.







      Excluir

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...