quarta-feira, 27 de março de 2013

Rondônia participa do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer


A secretária dos esportes, da cultura e do Lazer, Cleidimara Alves, esteve em Brasília na última quinta-feira (21), juntamente com o gerente de esportes da Secel, Edvaldo Botelho, para participar da primeira Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer.

Durante o encontro que reuniu representantes dos 25 estados e o ministro interino de esportes, Luis Manoel, foram realizadas apresentações e debates para promover políticas públicas em torno do esporte de todo  Brasil.

No primeiro momento, Luis Manoel apresentou os projetos do Ministério dos Esportes, entre eles o que beneficiará as cidades que não serão sede dos grandes eventos esportivos como: Copa e Olímpiadas. Manoel informou que ainda neste semestre os técnicos do Ministério darão início as visitas de orientação. Rondônia deve receber o secretário nacional de futebol, Toninho Nascimento, que vem tratar especificamente de futebol de base, de várzea e amador.

Os ex-atletas João José, mais conhecido como Pipoca (basquete), Ricarda Lima (voleibol), Leila Barros (voleibol) e Carmem Sousa (maratonista), que representaram o Brasil em grandes competições e hoje trabalham na secretaria de esportes do DF, apresentaram metas e diretrizes utilizadas nos programas implementados pela pasta, como: centros olímpicos, programa futuro campeão, parceiros entre outros.

Na ocasião foi eleita a nova diretoria do Fórum para o biênio 2013/2014, que terá como presidente, o secretário adjunto de Minas Gerais, Rogério Romero e como vice o secretário do Rio Grande do Norte, Joacy Bastos.

Ao final do evento, todos os representantes estaduais, acompanhados pelo secretário de esportes do DF, Júlio Ribeiro, tiveram a oportunidade de conhecer as obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde será realizada a abertura da Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano.

Ministério dos Esportes

A titular da Secel também cumpriu agenda com o assessor do ministro Aldo Rabelo, Ivan Carlos, que também é responsável pelas obras referentes à Copa do Mundo em todo o Brasil.
Na ocasião, Ivan apresentou os projetos já vigentes no Ministério dos Esportes além dos que serão lançados paralelamente a Copa e as Olímpiadas. “Estas ações devem chegar a todo Brasil, por isso é importante estarmos acompanhando de perto, para podermos nos preparar e não ficar de fora destas atividades”, afirmou Cleidimara.

Ivan também se colocou a disposição para intermediar os contatos com o secretário nacional de esportes, educação, lazer e inclusão social, Vicente José e com a diretora de futebol feminino do Ministério, a ex-atleta da seleção brasileira, Mariléia dos Santos.

Reuniões Deputados

Aproveitando a visita ao Distrito Federal a titular da Secel, se reuniu também com os deputados Carlos Magno, Nilton Capixaba, Natan Donadon e Marinha Raupp e  tratou por telefone com o deputado Anselmo de Jesus e com o senador Valdir Raupp para buscar parcerias tanto para o segmento esportivo quanto cultural.

A secretária se apresentou juntamente com o gerente de esportes da Secel, Edvaldo Botelho e solicitou o apoio da Bancada Federal para os projetos da pasta. “Os encontros foram muito proveitosos, fomos muito bem recebidos e recebemos total apoio dos deputados. Alguns deles inclusive, como o deputado Nilton Capixaba, já têm emendas destinadas para o esporte e para cultura”, declarou.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...