O nome não interessa tanto, se Centro de Treinamento (CT) ou Centro Iniciação ao Esporte (CIE), o certo é que o Ministério dos Esportes tem que se voltar o mais rapidamente possível para os estados periféricos - com maior força ao norte do pais -, em ótima matéria no Correio Braziliense desse dia 2 de agosto, está lá:
- dos 26 estados e mais o DF serão 465 atletas, a maior delegação que o Brasil coloca numa Olimpíada. Não teremos representantes de três (3) estados: Rondônia, Tocantins e Sergipe - dois do norte do Brasil.
- 21 atletas são estrangeiros que se naturalizaram para defender o Brasil;
- desses 21; EUA(3), França(3) e Holanda(3); Espanha, Inglaterra e Itália - com dois "brasileiros" cada - e, Armênia, Austrália, China, Croácia, Cuba e Sérvia - com um cada pais.
- o Brasil nunca teve estrangeiros defendendo as cores de nossa bandeira. Para se ter uma ideia, o maior astro "gringo" é Slobodan Soro da Sérvia (foi medalhista em polo aquático por duas Olimpíadas pela Sérvia), o agora "brasileiro" nunca pisou no Brasil.
- 8 atletas nasceram na região norte - desses dois atletas de futebol, o goleiro Weverton (AC) e Tiago Maia (RR).
A pergunta que não quer calar: com os CIEs será que os sete estados da região norte com 17,4 milhões de habitantes (IBGE-2015), não dobraria pelo menos esses 8 que estarão no Rio de Janeiro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário