domingo, 27 de novembro de 2016

Uma fórmula bem "enxuta" para o Rondoniense

Vamos lá. Exatamente há um mês atrás o blog publicou uma fórmula como exemplo ao campeonato que se avizinha. Naquele 27 de outubro, ninguém tinha certeza se 8; 9 ou 10 equipes - fiz pensando em 10 equipes e dois grupos de 5 - pois bem, agora já sabe que serão 9 equipes. Então vamos à nova disposição.

Outra situação, antes de mostrar minha atual fórmula - o calendário oficial da CBF também não tinha sido todo elaborado -, agora sim. Clubes como: Rondoniense SC e SC Genus terão que se organizar mais cedo, visando Copa Verde, Copa do Brasil e Série D. A CBF estipula 18 datas para os campeonatos estaduais, a minha fórmula chega a 17 datas.

Vamos a ela


1ª) Fase: somente jogos de ida, cada time joga 8 vezes. Serão 36 jogos com 4 jogos por rodada (como o número é ímpar, sobra um por rodada), serão 9 sábados e classificam-se 8 para a 2ª fase;

2ª) Fase: ida e volta com a seguinte configuração: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º - dois(2) sábados resolve e classificam-se 4 para 3ª fase;

3ª) Fase: semifinais com a seguinte denominação - os 4 disputam os play-offs - o famoso melhor de três, nos três jogos quem fizer 5 pontos passa à final, ou quem fizer 6 em dois jogos. Classificam-se dois(2) para a última fase. Aqui 3 sábados;

4ª) Fase: final do campeonato também com play-off, podendo chegar a 3 jogos (ou 3 sábados). No geral: 9 + 2 + 3 + 3 = 17 datas (sábados) um pouco mais de 4 meses.

Algumas considerações


- dos 9 que começam o campeonato somente UM fica de fora das fases seguintes;
- o Guajará-Mirim p. ex. joga 4 partidas em casa e 4 fora - se fizer o dever de casa, já estará na segunda fase;
- se por acaso o VEC em 1º e o Barça em 2º eles farão uma rodada dupla no Portal da Amazônia, ou Ariquemes e Real, ainda RSC e Genus - falo do município com dois representantes;
- se no play-off terminar empatado os 3 jogos - não decidam em pênalti -, arranjem outro critério;
- se começar o campeonato em 4/03 ai teremos - 4; 11; 18 e 25 de março, depois 1; 8; 15; 22 e 29 de abril - para a 1ª fase;
- dias 6 e 13/5 para as quartas de final (2ª fase);
- dias 20; 27 e 03/06 para as semifinais (3ª fase); e
- dias 10; 17 e 24/06 para as finais (4ª fase).

Sempre lembrar


- Copa do Brasil começa em 8 de fev;
- Copa Verde dia 05/03 e;
- Série D em 21/05.

2 comentários:

  1. Não gosto de responder a opiniões ou sugestões, pois entendo que cada um tem a sua e muitas delas é o famoso puxando para minha brasa, porém Pereira, quero apenas fazer alguns questionamentos que vc mesmo opinou em outras situações.

    Pois bem. Vc já comentou sobre légua de jogos, essa formula não muda em nada,a légua de jogos e repetidos, pois duas equipes podem jogar 8 vezes e olha que na formula atual tbm pode acontecer, vc mesmo já foi contra.

    A formula diminui o número de jogos porque tira o direito de uma única equipe que será excluida para a segunda fase e oito se classificam. E nessa fase ainda tem a volta do famigerado cruzamento olímpico e com play-offs (3 jogos entre duas equipes).

    Ai vem ply-offs para finais tbm. Mim desculpe, mas parece disputa de basquete e voley. Qual o campeonato de futebol que tem play-offs? Não é tirar o brilhantismo da formula atual? Mas respeito plenamente a sua idéia, afinal de contas é a sua sugestão ou pitaco como vc mesmo diz.

    Temos que avaliar olhando não só para 2017, pois uma vez mudada a formula ele tem que ser utilizada em 2018 tbm e se não agradar como fica para o ano seguinte e quem vai pagar o pato de ter mais um ano de disputa desastrada? Como sempre a entidade, jamais quem aprovou a formula, que são os clubes.

    Outra coisa, vc sugeriu a mudança, ótimo, mas não a justificou. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá meu caro J. Lima, inicialmente obgd por comentar: assim como fiz com seu modelo, vc tem todo o direito de comentar na minha postagem. Vou começar do fim - no mundo atual uma coisa chama-se redução de custos, veja que a Fifa quer mudar a fórmula de disputa de seu principal evento, vindo pra cá para CBF veja que a Copa do BR já mudou (ida), feminino também nem Copa do BR terá - ai já vai minha primeira justificativa ao invés de um time sair de Guajará ir à Vilhena, Cacoal e Jipa (ida/volta), só ai vai dar meia volta na Terra. Nesta minha fórmula, qd ele sair vai 4 vezes e 4 em casa. O mesmo vale para o VEC ou Barça, outra situação ao invés de classificar 8 dos 9, pode muito bem classificar somente 6..., mais uma meu ilustre companheiro de jornadas esportivas - e essa vem do lado do Marketing - imagina o Genus em 1º contra o Guajará em 8º e RSC em 2º contra o 7º Ariquemes, rodada dupla no velho Aluizão (será Jota que não dá pra fazer um chamamento do torcedor).

      Quanto aos play-offs você como um cara super antenado sabe muito bem como funciona essa coisa no basquete e no próprio vôlei - quadras vazias né -, é não. Sempre lotadas porque, pelo inusitado. Pelo trabalho feito por dirigentes que pensam, e olhe que não sou dos especialistas em fórmula, eu quero gente no estádio. Eu quero time não desistindo no meio do caminho, e um time que em 8 jogos - sendo 4 em casa - não conseguir fazer 12 pontos, é melhor nem entrar.

      Outra e para finalizar, duas equipes podem jogar sim sete (7) vezes e não oito(8), sabe quantas vezes Genus x RSC jogaram este ano (entre eles?). Foram seis(6), nessa minha fórmula para esse dois chegarem à final vão jogar três(3) vezes, ou seja, UMA na primeira fase ai só devem se encontrar na final, na melhor das hipóteses vão jogar quatro(4)..., e vamos deixar de control C + V como querem os cartolas, você é um caba inteligente.

      Abraços, não sei se te convenceu....outra na minha fórmula jogos somente aos sábados...

      Excluir

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...