quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sugestão do Blog ao Rondoniense-16

Daqui a 8 dias acontece o chamado conselho arbitral na sede da FFER, com todos os representantes dos clubes que irão participar do rondoniense 2016. Na ocasião serão discutidos; regulamentos, fórmula de disputa, tabelas, estádios e o Profut.

Neste 2015 tivemos a participação de somente 5 equipes, foi um sucesso a forma de disputa com dois turnos, todos jogando entre si dentro do turno e, para se conhecer o campeão a decisão entre o 1º e 2º colocado. O segundo turno da mesma maneira, perfazendo um total de 26 jogos poderia ter sido somente 24 se o campeão do 1º turno tivesse sido o mesmo do 2º turno.

Pois bem, o Blog traz uma sugestão ao campeonato acreditando que teremos 9 equipes disputando o próximo campeonato. Quer dizer, um acréscimo de 80% em número de equipes - uma pena a desistência do VEC.

Então vamos à sugestão

Primeiro vou dividir o novo mapa do futebol rondoniense em duas grandes regiões: região A com 5 equipes (2, 7 e 18) no mapa - Genus, Rondoniense, Ariquemes, Guajará e Morumbi.
Região B com 4 equipes (6, 7, 24 e 35) no mapa - Ji-Paraná, Real Desportivo, Espigão e Rolim.
(créditos ao www.scielo.br)

1º) Turno, todos contra todos dentro da região (igual a 2015). Região A com 10 jogos, porque são 5 equipes. Região B com 6 jogos. Decisão do turno: 1º de A x 1º de B, lá e cá. No total 18 jogos.

2º) Turno, idem ao primeiro. Inverte-se o mando de jogo, com a decisão mais 18 jogos.

Agora as explicações, e a grande final se houver.

O campeão do 1º turno será o representante do estado na Série D de 2016. O campeão do 2º turno será o representante do estado na Série D de 2017.

Para se conhecer os representantes da Copa Verde e Copa do Brasil, minha sugestão. Faz-se um triangular com; o campeão do 1º turno, o campeão do 2º turno e o 2º melhor colocado nos dois turnos. Daria mais 3 jogos, no geral são 39 jogos no geral. Continua o grande Campeão do ano na Copa do Brasil e o Vice na Copa Verde. Claro que poderá ter o campeão arrastão, ai somente no conselho técnico.

Quando eu distribuo em dois grandes grupos, evito por exemplo: Genus x Rondoniense, Guajará x Morumbi, Ariquemes x Real, decidindo um turno entre eles - a não ser que o Genus p.ex. ganhe o 1º turno e o Rondoniense ganhe o 2º -, lembrando que neste ano que se finda Genus x VEC jogaram nada menos do que seis(6) vezes em 90 dias.

Falando de 90 dias, este ano repito tivemos 26 jogos. Agora com 9 equipes, serão no mínimo 36 jogos, ou seja, haverá jogos no meio de semana.

Ainda das regiões. E porque o Real na região B - poderia ser o Ariquemes, porém, o Real ainda está esperando a derrubada da Portaria - a revogação para 9 equipes.

Levei em consideração as distâncias, vamos lá:

Região A, de Porto Velho a Guajará 328 km
Região A, de Porto Velho a Ariquemes 203 km

Região B, de Ariquemes a Espigão 337 km
Região B, de Ariquemes a Rolim de Moura 285 km
Região B, de Ariquemes a Ji-Paraná 181 km

(*) deixei de informar: Espigão a Rolim, de Rolim a Ji-Paraná que dá menos de 100 km.

... Agora podem compartilhar, mas por favor deem os créditos ...,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...