quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Calor, cãibras, erros do árbitro e muita superação foi assim a 7ª classificação da capital numa final em 20 anos

 Isso mesmo neste século XXI vamos para a 20ª edição do campeonato rondoniense de futebol profissional, e a capital somente chegou a uma final em 7 oportunidades. Dessas 7 somente ganhamos em 3 - CFA em 2002, Genus/2015 e RSC em 2016 -, é complicado em 30 campeonatos a capital só ganhou 3 e foi vice em 8.

Por isso quando aparece uma chance de chegar lá, ai vem as dificuldades, o calor, as cãibras e até os erros da arbitragem - o caso de hoje foi complicado - e olha que eu tenho por norma não analisar a arbitragem, porém, em duas oportunidades é de lascar: uma foi lá em Cacoal (até perdoei e escrevi que foi caso de interpretação), e hoje no velho e sofrido Aluizão.

Dois pesos e duas medidas, vamos a elas: 1) na expulsão do atleta Lucas Bala (PVH), se mereceu a expulsão o atleta nº 14 (União), deu um "pisão/tipo um coice" no atleta Índio (PVH), nem amarelo; 2) o preparador físico do PVH, correu para pegar duas garrafas de água que estavam no gramado, cartão vermelho direto e 3) o lance do pênalti já nos acréscimos em favor do PVH, o assistente nº 2 levanta a bandeira gira, chama atenção do árbitro e ele só para o jogo porque foi muito na vista.

E ai o que ele marca? Que o atleta nº 16 do União tira a trajetória da bola com a mão sim, porém, fora da área. Não era nem necessário VAR, nem a tal linha traçada, ou uma régua como eles chamam. Foi dentro da área. O atleta precisava do dobro do braço para ser fora da área penal.

E o jogo?

Não recomendado para cardíacos, ou maiores de sessenta anos, 10h30 da manhã uma loucura. O experiente Tiago Batizoco sem sair do modelo tático que ele adora, ainda mais que 60% do time de hoje eram atletas de sua predileção, vou citar pois merecem: Martins, Jr Porto, William, Sorbara, Ariel, Bacas e Daday, 7 em 11 dá mais de 63%.

Eu até arrisquei que ele vinha com Bala, Guarate, Daday e Índio, na vaga de quem nem me pergunte; com 10 minutos de jogo, saida errada do União Bacas avança dá voltando e a bola passa por Ariel e Daday.

Aos 14' gol do PVH, Bacas insistente como deve ser e marcando na saida do União, avança e de pé esquerdo coloca no canto direito de Douglas que na pode fazer. PVH 1 x 0 União.

Aos 21' de falta William quase amplia para o PVH, a bola beijou a rede pelo lado de fora. 

Aos 24' Alex testou de fora da área. Logo depois uma parada técnica. Engraçado que nas duas paradas técnicas o PVH voltou mais desatento. Depois eu falo do 2º tempo.

Dos 27' em diante o União equilibrou o jogo, é tanto que o PVH começou a ser amarelado, primeiro foi o Sorbara ali pelos 31' e o Lucas Bala aos 40'. Para este mesmo Bala nos acréscimos do 1º tempo entrou de carrinho no lateral direito do União, ele foi alcaguetado pelo 4º árbitro e, como já tinha amarelo pegou o segundo amarelo e vermelho.

Por ai começou o martírio para o Sr. Maicon - faltou um plano de jogo? Sei lá, acho que sim.

Vem a segunda etapa

Aos 3' amarelo para o nº 2 do União/Marquinhos

Aos 5' amarelo para Tiago Batizoco

Aos 9' saiu Daday e entrou Índio no PVH, nessas alturas cãibras começava a rondar os atletas; e o União muito bem no jogo. Já merecia o empate.

Aos 16' apareceu a figura do goleiraço Martins (PVH), ele conseguiu livrar o empate por três vezes seguidas no mesmo lance - Maycon chutou ele defendeu, a bola voltou para Fabinho chutou ele espalmou para cima, Jonnhy cabeceou o goleiro colocou para escanteio.

Um dos lances mais bonitos que eu vi no Aluizão desde 1992, e olha que são 28 anos - extraordinário goleiro Martins.

Aos 21' o PVH responde com gol do iluminado Bacas, mas estava adiantado. Impedimento;

Aos 27' parada técnica

Após a parada técnica o PVH volta dorminhoco, o União pelo contrário e já tinha o velocista Wellintinho. Pois dos pés de Wellington estava a esperança do time verde.

Aos 38' gol do Wellington (União), contra ataque do jeito que ele gosta, leva na raça e na saída do goleiro Martins ele toca no canto direito rasteiro. Era o 1 a 1 no jogo e 2 a 1 no agregado para o União.

Batizoco tira o capitão Jr Porto e coloca o Renã, sabe o Renã que lá no Aglair Tonelli foi dar um chute errou a bola, e ela sobrou para o atacante fazer 1 a 0 e única derrota da Locomotiva até agora no estadual.

Pois bem, esse mesmo Renã se juntou aos outros herois deste início de tarde de quarta(18/11) e, numa bola levantada de escanteio fez de cabeça o segundo gol do PVH. Era o 2 a 1 no jogo e 2 a 2 no placar agregado.

O último lance estava reservado para decretar a glória ou (in)glória da arbitragem - já comentei no início da postagem -, vamos aos pênaltis.

Pelo PVH: Sorbara, William e Cabelo fizeram. Por incrível que pareça os dois que tiveram exibição espetacular nos 90' perderam - falo de Alex e Bacas. 

Pelo União: Jhonne e Lucão converteram, Diogo, Marcinho e Maycon não fizeram.

PVH EC se junta a: Ferroviário, Porto Velho, Cruzeiro, Genus, CFA e RSC que já beliscaram o pódium.

(Porto Velho EC - foto: Divulgação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...