domingo, 25 de março de 2012

A BOLA ROLA OFICIALMENTE NESTE DOMINGO, 25, EM RONDÔNIA

Neste dia 25, último domingo de março de 2012, teremos a largada oficial do Campeonato de Futebol do estado de Rondônia. Este ano chegamos à 22a edição do torneio, e este blogueiro já acompanhou e, inclusive trabalhou em pelo menos 20, seja como bandeira (é o novo!!) - hoje, denomina-se assistente -, ou na maior parte como cronista esportivo.



Pois bem amigos, este 2012 começou bem emblemático, principalmente para a capital. Teremos os mesmos dois clubes do ano passado - Genus e Moto - e, cadê estádio para mandar seus jogos. O velho Aluizio Ferreira semi-interditado pelo Corpo de Bombeiros e também pelos Engenheiros. Foi uma semana de falação, de costura pra lá, reuniões, até que bateram o martelo e a Secel liberou para 700 espectadores.



Quais novidades neste ano. Quem está mais organizado. Será que teremos o interior mais uma vez levantando a taça de campeão?

São várias interrogações martelando a cabeça de cada torcedor. A partir daqui o blog vai tentar responder a algumas, e deixar vários motes para discussão e debates.

Vamos imaginar quantos envolvidos nesta primeira rodada, e até a grande final no dia 17 de junho:

Pesquisando o BID (Boletim Informativo Diário), no site da FFER no dia 24 de março, temos;
Ariquemes com 15 atletas,
U. Cacoal com 13 atletas,
Espigão com 26 atletas,
Genus com 18 atletas,
Ji-Paraná com 22 atletas, 
Moto com 22 atletas, 
Rolim com 19 atletas e
VEC com 18 atletas, um total de 153 atletas.

E mais...considerando umas 70 pessoas das comissões técnicas dos oito clubes, somente ai já temos 223 pessoas. E na primeira rodada teremos: Ariquemes x Ji-Paraná, Rolim x U.Cacoal, Espigao x VEC e Genus x Moto (aqui 700 pessoas) e nos demais municípios.

Ouvi do presidente da FFER Sr. Heitor Costa esta semana uma palavra que chama atenção, ele disse: "os clubes precisam se profissionalizar". E aqui meus caros a primeira indagação do Blog. Será somente os clubes? E os gestores, tais como Secel e a própria FFER? É com vocês.

Nesta consulta sobre o BID, o blog fez um levantamento sobre quantos jovens que disputaram a última Copa SP estão relacionados nos clubes. Não caiam para trás, destes 153 aptos para a primeira rodada, somente quatro (4) estão inscritos. Vamos a eles e quais os clubes:

Gabriel Denardin Miranda e Rogerio da Silva Brandão, estão inscritos pelo Ji-Paraná. Dheymison de Souza Lima - Genus - e Athos Leonne Silva da Costa no Ariquemes. O caminho normal seria que aqueles 25 jovens valores poderiam constar nesta lista em torno de 90%.

O que acontece com nosso jovens valores. Será que não estão sendo bem preparados na base? "A Base em Rondônia está sendo chamada de base, porém, na verdade não passa de escolinhas com mentalidade de coletivos todos os dias, sem trabalhos técnicos específicos. Isso faz com que os atletas cheguem no profissional e não deem conta". Palavras do jovem e competente técnico de futebol Tiago Batizoco.

Por ai já se nota a organização de um velho conquistador de pódiuns nestas plagas: Ji-Paraná F. Clube que além dos dois jovens agregados ao profissional ainda tem mais dois. Conta com 37 parceiros e um site de primeira qualidade, sem se falar na comissão técnica à frente Tiago Batizoco.

Outro clube que chama a atenção deste blogueiro é o Moto Esporte Clube, apesar de trazer quase um time todo de fora, tem na força de sua torcida e um presidente que já mostrou as "garras". Seu poderio maior contando com a organização de um Wilmar Martins e Herley Moisés que sabem onde as andorinhas dormem.

O Sport Club Genus todo ano traz na figura do Evaldo Silva um batalhador, parece que com a torcida mais politizada e entranhada nas mídias sociais, vão fazer muito "barulho" inclusive agora com a figura de uma Assessora de Imprensa no clube.

O VEC sempre tá presente nas grandes emoções. O Ariquemes vem mesclado de velhos conhecidos e, tem também bons valores jovens. Teoricamente o Espigão seria o que melhor está preparado, vamos ver. O Rolim de Moura ultimamente vem lutando somente para chegar entre os quatro semifinalista e, por fim o União Cacoalense deixei por último por ser a maior incógnita neste campeonato, a começar por ser um time de Cacoal sem casa para atuar, pelo menos neste início de bola rolando.

Enfim, boa sorte a todos! Ah, e vamos torcer com civilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...