sexta-feira, 1 de maio de 2015

Por que o Genus não engrena?

Texto opinativo

Como cronista esportivo tenho acompanhado este nosso futebol do dia a dia, há pelo menos duas décadas. Principalmente o futebol da capital, já vi de Palmares ao CFA, Shallon ao Genus, Cruzeiro a Moto Clube..., enfim. O que vem à mente deste veterano de beira de campo - claro um super organizado CFA, detentor do único título de campeão para a capital.

Falo do CFA em função da maneira como foi organizado, uma base de jovens e a "espinha dorsal" com atletas mais veteranos, como: Ronald Lage (gol), Fábio Tufic (zaga) e Rafael Paty (atacante), sem contar com a juventude de um Andrade, Quintino, Paulo César, Marcinho, Fábio Renato e Souza. Acho que esta lembrança foi porque o impetuoso Paty acaba de fazer dois gols na vitória do Remo diante do Cuiabá pelo primeiro jogo da final da Copa Verde.

Vamos voltar ao nosso feijão com arroz. O que está acontecendo com o Aurigrená, hein. Nesta quinta-feira(30), o time foi até Guajará-Mirim e não conseguiu fazer um golzinho sequer na briosa equipe local - cheia de "pratas de casa" -, mas que estavam afastados do profissional há quase 15 anos. Este cabeça-chata já havia prognosticado que o Guajará EC não estava morto, e iria arrancar pontos de gente boa. 

Será que o comandante Claudemir Pontin ainda não encontrou o ponto do doce. Será que faltam mais jogadas ensaiadas, afinal o que acontece com o Genus. E esta coisa de ficar na ponta da agulha para garantir uma classificação, já vem desde quando Paulo Miranda comandava a equipe - era uma coisa de proteger a casinha -, lembram disso?

A melhor partida que o time fez neste campeonato foi justamente contra o campeoníssimo VEC, mostro o esquema conforme escalação; (4-4-2) Johnatan; Índio,Erivelton(Rafael Pato),Anderson e Guarate; Xana, Dimas, Jean e Michel; Thiago Xuxa e Sodré(Pemaza). 0 x 1. Neste jogo, Índio e Guarate arrebentaram.

Contra o Ariquemes (4-4-2) Dida; Índio,João Pedro,Jobert e Guarate; Xana,Dimas,Jean e Michel(Vágner Leonardelli); Thiago Xuxa(Pemaza) e Maicon(Rafael Pato). 1 x 1. Com destaques para ìndio, Guarate, João Pedro e Dida.

E hoje contra o Guajará (3-5-2) Dida; Jobert,João Pedro e Vágner Leonardelli(Pemaza); Índio(Erivelton), Xana,Dimas,Jean e Guarate(Michel); Thiago Xuxa e Sodré. 0 x 0. Quer dizer três zagueiros contra o último colocado na tabela. Lua de 40ºC, substituição aos 15min de jogo e, tira logo o zagueirão Leonardelli(esqueci deste lá em cima ex-CFA).

Bem, se foi por problemas físicos tudo bem. Se foi pra voltar ao 4-4-2 não colou. Agora, o time faz o último jogo do turno em casa e contra uma pedreira o Ji-Paraná FC, já classificado e doido para fazer a final do turno em casa.

Escrevi este texto bem opinativo, até porque me chamou atenção as palavras utilizadas por Pontin quando fora perguntado pelo ótimo repórter J. Lima da Rádio Globo - Pontin um empate com gosto amargo de derrota, qual teu sentimento -, resposta do comandante: "decepcionado com alguns atletas que, dentro de campo não resolvem". Ou seja, há alguma coisa nos céus do Aurigrená.

Só faltou dizer - mais ai já era demais - se esses atletas que não resolvem, ele Pontin já encontrou aqui, ou vieram juntos do Paraná. Eis o mistério. Quer uma dica: pega a receita da Série D do ano passado e, começa com o capitão Leonardelli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...