segunda-feira, 18 de julho de 2016

Periquito quebra a castanha do Pará e faz de virada: 2 a 1

Foi o último jogo do ano em termos de profissionais para o campeão de Rondônia de 2016. Mas já de férias em pleno 17 de julho? Sim, e não há o que se cobrar muito em relação a essa projeção mirabolante do time do Ulisses Guimarães. Campeão invicto do estadual, participação mais do que aprovada na Série D. Pela primeira vez com duas vitórias, um empate e três derrotas - foi pouco -, talvez o único senão tenha sido este empate contra o Náutico(RR), aqui no Aluizão.

É por que o Aluizão tem se tornado o alçapão do Periquito - ainda não teve ninguém pra lhe quebrar a asa - pelo contrário. Neste domingo(17), veio a Pantera Negra de Santarém-PA com: 4 vitórias e 1 empate, 13 pontos ganhos já classificado sem perder pra ninguém, 14 gols marcados e sem tomar nenhum. O técnico Everton Goiano chegou a afirmar no intervalo do jogo que, estava com desfalque de cinco titulares, mas o time voltava com maior intensidade para a segunda etapa.

Enquanto isso nosso bravo representante tinha desfalques em relação ao time que ganhou do Genus na decisão do turno e do campeonato - nada menos do que nove -, isso mesmo que você leu; somente Wilton e Pipa estavam no dia 6 de julho. Por isso volto a dizer: se Ionay da Luz estivesse à frente do RSC naquele fatídico 19 de junho contra o Náutico, hoje estaríamos comemorando a passagem de fase com 9 pontos no ativo.

Voltando ao jogo de hoje. Primeiro tempo com predomínio do alvinegro de Santarém, boas penetrações de Bilau (tomara que o tio Google aceite esta expressão), sem concluir com sucesso o goleador do S. Raimundo - algumas vezes graças ao goleirão Biro Biro, uma grata surpresa no RSC -, e em outras, as intervenções firmes do miolo da zaga com Airton e Cauê.

Para a segunda etapa o S. Raimundo começa a fazer substituições: o primeiro a entrar o meia-atacante Luan na vaga de Wendel, o time cresceu e o lado esquerdo com Negueba - excelente no apoio - e Bilau estava levando nítida vantagem em cima de Weslei que entrou de lateral direito (se não estou enganado foi o primeiro jogo do Weslei este ano), fogueira? Não, não decepcionou. 

E foi por ali que nasceu o gol do time santareno, o lateral esquerdo Negueba levanta a bola com maestria para a pequena área de Biro Biro, a bola passa vai lá na direita e Bilau cruza na cabeça de Jair camisa 9 que coloca no canto alto direito de Biro Biro. Eram 15' do segundo tempo: RSC 0 x 1 S. Raimundo(PA).

Daí pra frente meus amigos rolou a persistência, a vontade e por que não dizer a maior categoria de um Edilsinho, Rob, Marcos Canhoto, Pipa - a jovialidade de um Mineiro, Wilton a cada dia fica mais seguro, Cauê esse pode-se dizer veio para ficar - e o maioral deste domingo, o goleiro Biro Biro. Pra mim a maior figura em campo.

Aos 24' o sortudo (seria sortudo ou competente), fico com a segunda palavra Marcos Canhoto, após um petardo de pé esquerdo de Edilsinho em que o goleiro Evandro Gigante (bateu roupa, é o novo!), a bola sobra pra quem; ele nosso futuro Vereador que, de pé direito coloca nos fundos das redes do S. Raimundo. Era o empate: RSC 1 x 1 S. Raimundo(PA).

O jogo melhorou e muito, nessas alturas do campeonato Ionay da Luz já tinha tirado Weslei e colocado Kelvin, que ficou lá pelo lado esquerdo e trouxe Guarate para seu verdadeiro habitat - ou seja, lateral direito - ali ele joga até de olhos fechados. O S. Raimundo ainda deu sinal de força com uma falta bem cobrada por Bilau (sempre ele), em que a bola chocou-se na trave direita do RSC. Depois uma cabeçada dessas de almanaque de Jair em que Biro Biro salvou espetacularmente rente com o gramado.

Mas a senha estava descrita, o gol do RSC poderia sair de uma jogada da direita com Guarate, Rob e Edilsinho, não deu outra. Quando esses ai resolvem e tratam a bola de você, ah camarada saia da frente. Aos 30' em jogada pela direita desses citados, a bola chega até ao desacreditado Marcos Canhoto esse com extrema habilidade, leva para o pé bom e solta uma bomba, o goleiro Gigante nem viu por onde passou. Estava decretado a quebra da castanha do Pará, do até então invicto do Grupo A03 e sem ter tomado nenhum gol, hoje levou dois e de virada - diz o poeta que é mais gostoso - final de jogo: RSC 2 x 1 S. Raimundo(PA).

Agora resta ao RSC; programar-se para as competições do próximo ano, vem ai: Copa Verde, Copa do Brasil e Série D, além do Estadual. Como disseram hoje três expoentes dessas campanhas ao blogueiro:

Edilsinho, você hoje apresentou-se de maneira diferente, dando carrinho, levou até amarelo (cartão). Conta ai você pretende está no grupo para o próximo ano?
- Olha você trabalhar junto com esses jovens do RSC, dá até mais ânimo, por isso às vezes até excedo, claro que se houver interesse aqui estarei.

Cauê, você chegou numa quarta-feira ao RSC seu nome apareceu no famoso BID na sexta-feira e já estreava no domingo, de lá para cá uns três jogos na Série D e sempre titular. Você já tem convite para voltar no próximo ano?
- Bem, obrigado pelo reconhecimento. Foi desse jeito mesmo, quanto a voltar posso adiantar que em novembro já estarei por aqui para iniciar os preparativos das competições de 2017.

Quintino, por que hoje você não foi à luta?
- Oh amigo meu contrato encerrou, porém, não deixei de vir aqui dar uma força para essa meninada de hoje. Agradeço demais ao Josinaldo pelo convite de disputar mais um rondoniense, estou super motivado e, se Deus quiser estarei nas campanhas do Periquito no próximo ano.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...