terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Escola investe no xadrez para desenvolver habilidades de crianças, jovens e adultos

 A participação das crianças, adolescentes e adultos nos eventos organizados pela XPGA (Xadrez Pedagógico Gualter Amélio) é significativa, resultado do incentivo do professor Gualter Amélio a boa prática do xadrez em escolas públicas e privadas desde 2003.
O xadrez se destaca como uma atividade que desenvolve habilidades, proporciona melhorias nos cálculos e concentração do praticante, sua prática também ajuda na tomada de decisões, afirma o professor.

Justamente por isso a procura é grande para as matriculas na Escolinha de Xadrez, que acontece no Clube Ferroviário, todos os sábados pela manhã. Logo nas primeiras aulas é possível perceber nos iniciantes a motivação e vontade de aprender mais, os alunos mais avançados depõem que tem melhora significativa nas notas da escola. Aprender a lidar com pressão é um ingrediente a mais neste fabuloso esporte de tabuleiro, outro ponto a ser destacado é que a televisão e o computador perde espaço para as peças de xadrez, este sem dúvida é uma grande preocupação para os pais que ajudamos a combater.
Diretor da Xpga Escola de Xadrez, Gualter Amélio é um grande incentivador do esporte em Rondônia, com base na experiência em sala de aula e como atleta na modalidade, o professor afirma que o xadrez é excelente para desenvolver a intelectualidade nas crianças.

— A cada novo desafio o enxadrista lida com a vitórias ou derrota constantemente, com a prática ele aprende a se posicionar diante de tamanha expectativa, o esporte passa então a ser também uma excelente ferramenta para um bom convívio social.
Xadrez Pedagógico

Até o ano passado o professor Gualter Amélio oferecia a Formação em Xadrez Pedagógico pela Seduc, diversos professores da rede pública de ensino foram capacitados, o resultado do esforço é a inclusão da oferta de aulas de xadrez em algumas escolas das Cre’s por onde passou a formação, um desafio para a disseminação do esporte em Rondônia. O professor lamenta a falta de incentivo para que o projeto continue, se faz necessário políticas públicas para incentivar o xadrez escolar como atividade lúdica e de caráter interdisciplinar.
  
Gualter Amélio
tel 9265 6484

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...