segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Técnico pentacampeão de Juniores de Rondônia, vai ao RJ e na volta quer ser Hexa

Falo do mais laureado e, com certeza mais injustiçado  treinador de juniores de Rondônia. Luciano Almeida, pentacampeão nesta categoria, pelo menos quatro com o Ji-Paraná FC e um título com o VEC - este inclusive de maneira invicta -, quando o Lobo do Cerrado triturava seus oponentes.

Luciano Almeida já está de passagem comprada para viajar à cidade maravilhosa, neste fim de ano. No dia de 4 de janeiro haverá uma Assembleia Geral de Criação da ARFA/ABRACE-RJ. Qual(ais) os objetivos da ARFA-RJ.

As respostas deram motivo para o seguinte bate-papo com Luciano Almeida:

Blog: Luciano Almeida eu soube que você está de malas feitas para ir embora de Rondônia?

Luciano: de maneira alguma ir embora, estou sim abrindo uma filial da ARFA no Rio de Janeiro.

Blog: desculpe Luciano mas essa filial não me parece dentro do contexto. O que fazem por aqui é, encaminhar jovens atletas para testes no sul/sudeste.

Luciano: sim, nossa intenção é diferente, o garoto sai daqui da matriz em Ji-Paraná e lá no Rio de Janeiro vai ficar alojado na Casa do Atleta, em São João do Mereti sob o comando do diretor Geraldo da Costa.

Blog: Luciano faz um levantamento cronológico da ARFA em Rondônia;

Luciano: fundada em 16 de junho de 2001, inaugurada oficialmente no mesmo ano em outubro, quando era então representante oficial do SC Corinthians Paulista, através da Escola Chute Inicial.

Blog: onde funcionava a ARFA

Luciano: os trabalhos eram realizados na Chácara da Estância Cascavel no km 5, saída para Porto Velho, do então Prefeito de Jipa Acir Gurgacz e tinha como patrocinador máster a empresa Eucatur.

Blog: neste 2001 vocês abriram oficialmente em outubro, ok. Já apareceu algum destaque?

Luciano: posso dizer que sim, pois no início de 2002 tivemos a primeira revelação, o atleta Junior Felício Marques fora emprestado pela ARFA ao Ji-Paraná FC para a disputa da Copa Votorantim de Futebol Infantil. O que aconteceu? O garoto se saiu tão bem que ficou logo no SC Corinthians, e foi batizado por Ji-Paraná, para o mundo do futebol;

Blog: em que ano a ARFA finalmente fora reconhecida com de Utilidade Pública?

Luciano: ano seguinte, ou seja, em 2003 graças a indicação do Vereador Adilson do SESP. Neste ano implantamos o Projeto Tamoio em parceria com a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, 16 jovens atletas fizeram um estágio de 6 meses no Rio de Janeiro, na cidade de Duque de Caxias. Realizamos vários amistosos contra equipes cariocas: Fluminense FC, CR Flamengo, Art Sul FC, América FC e outros.

Blog: de 2004 a 2010 você deu uma parada nas atividades da ARFA?

Luciano: sim, eu comecei a trabalhar como técnico. Já em 2010 arrendou-se as categorias de base do Ji-Paraná FC com um contrato de 10 anos e, neste ínterim (pelo menos até 2014) o Galo da BR tornou-se tricampeão estadual de juniores, e fomos representar o estado na famosa Copa SP em: 2011; 2012 e 2014, foram três anos e três jogos transmitidos ao vivo para o Mundo, contra; São Paulo FC, Fluminense FC e Botafogo FR, na sequência acima.

Blog: neste período de 2010, se não estou enganado o Ji-Paraná não estava bem das "pernas" né Luciano?

Luciano: você tem razão, quando arrendamos as categorias de base do Jipa, o clube estava na segunda divisão, sem previsão de volta à Série A do estadual.

Blog: em 2011 você assume a presidência do Ji-Paraná FC, justamente para trazer o Galo para a primeira divisão. Certo?

Luciano: sim, após a conquista do bicampeonato de juniores, ingressamos no Projeto Profissional. Foi quando contratamos Tiago Batizoco(*) para assumir como treinador, e o mesmo trouxe 6 atletas que haviam conquistado o título de 2011 pelo Espigão EC.
(*) quero ressaltar: não tenho nada contra o Tiago Batizoco - é um baita profissional - e, criaram esse clima de inimizade desnecessária.

Blog: mas a final do campeonato de 2012, justamente entre Ji-Paraná FC e Espigão EC era você o comandante.

Luciano: sim, devido as circunstâncias. O Jipa voltou a levantar a taça, coisa que não fazia desde 2001.

Blog: pra finalizar; quem você lembra que foi revelado pela ARFA, ou melhor, que passou pelo seu comando e, a quem você recorda de parcerias.

Luciano: estou lembrando de um grande parceiro, esse não pode ficar de fora nunca desde a fundação da ARFA, chama-se: CDL - Clube dos Diretores Lojistas de Ji-Paraná -, principalmente do então presidente da época Sr. Osmar Farinácio. Quanto aos atletas Luís, vou esquecer de alguns, mas anote ai: Júnior(Ji-Paraná) Corinthians; Assis (América-MG); Álvaro (Atlético-MG); Thiaguinho (Democrata-MG); Careca (CAR/Vila Aurora); Gegê, Marciano e Kléber (Clube Paranaense de Futebol); Guina (Criciúma-SC); Renê William e Nelson Tiago (Tigres-RJ).
(Ji-Paraná FC sub-20 campeão, sob o comando de Luciano Almeida)

- Alguns momentos marcante: jogos treinos na Granja Comary e contra o Fluminense. Uma competição super importante no Parque do Sabiá (Uberlândia-MG).
(Momento marcante da ARFA)

Blog: Luciano, essa é a última pergunta; estou sentindo uma certa mágoa e um tom de despedida, e a FFER você tem uma função lá.

Luciano: sim, continuo na FFER no Projeto Social, vou ao Rio de Janeiro me aperfeiçoar, fazer cursos e, como falei no início - volto para buscar meu hexacampeonato neste 2018.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...