terça-feira, 29 de maio de 2018

Curiosidades da Copa do Mundo: conheça o único russo que entrou para história do futebol mundial

A Rússia não tem grandes tradições no futebol, mas pode se orgulhar de feitos de seu maior jogador da história. Lev Yashin ficou conhecido no mundo do futebol por Aranha Negra devido ao seu uniforme todo preto, apesar de seu nome significar leão em russo. O goleiro foi um dos maiores de sua posição da história do futebol. Ele foi o único goleiro a ganhar a Bola de Ouro da revista France Football, prêmio que o elegeu o jogador europeu do ano.

Mesmo sendo reconhecido mundialmente pela sua qualidade, tendo feitos como a defesa chamada de "ponte" atribuída a si,  e além de defender 150 pênaltis e não levar gol em 270 jogos como profissional, Yashin nunca venceu uma Copa do Mundo. O seu maior título com a seleção da União Soviética foi o ouro olímpico nos Jogos de Melborne, em 1956.

Mas a importância de Yashin vai além da conquista de títulos. O russo entrou para a história por ser um goleiro à frente de seu tempo por se posicionar de maneira diferente dos demais goleiros, praticando saídas do gol para fazer interceptações de cruzamentos na área e enfiadas nas costas da defesa, além de ficar constantemente gritando com os companheiros para ajustar o posicionamento. Só hoje a posição de goleiro evoluiu para o chamado líbero, uma das primeiras revoluções na posição iniciada por Lev Yashin. 

A Federação Internacional de Futebol Association (Fifa), em reconhecimento ao goleiro, o homenageou em seu jogo de despedida, em 1971, com uma medalha de ouro especial pela sua contribuição ao esporte. Em 1994, a Fifa novamente honrou o goleiro batizando o prêmio de melhor goleiro da Copa como troféu Lev Yashin. O pôster da Copa do Mundo de 2018 não poderia ter personagem mais merecido: o maior jogador da história do futebol russo.

Créditoshttps://www.opovo.com.br - Jornalista Samuel Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...