sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Uma imagem vale por mil palavras

Segundo Confúcio que não é o Moura, e sim foi um Imperador e Filósofo Chinês, a frase acima é atribuída a ele. E ai nos transportamos para o século XXI dos anos 2016, 17 e 18 e, vem a figura querida do Marco Aurélio. Não, nada de Imperador ou Filósofo, ou Ministro do STF.

Trata-se do goleador, canhoto bom de bola, artilheiro do estadual rondoniense em 2016 e 2017 - pelo RSC e Real Ariquemes -, neste ano que está se findando tentou "penetrar" em vários clubes, tais como: o próprio Rondoniense, o Real, Ji-Paraná (onde houve uma manifestação contra e a favor por parte dos diretores), lembram? Depois assinou com o VEC, onde houvera dado sua palavra e voltou atrás. Enfim, um vai e vem desgraçado.

Aliás, antes do VEC desistir de continuar no combate, por volta de duas a três rodadas para encerrar sua participação o M-9 entrou numa pilha danada num jogo, se não estou enganado contra o próprio Real - ele foi expulso, estava bem no jogo - e vociferou (aliás é ótima essa expressão), em desfavor do presidente da FFER. Mexeu com um vespeiro, foi denunciado junto ao TJD, foi julgado à revelia e pegou UM ano de suspensão.

Ora, ora UM ano fora do embate, naquelas alturas do campeonato por volta de jul ou ago de 2018, nosso ilustre M-9 somente poderia voltar às terras de Rodon lá para o meio do próximo ano. Ledo engano, chegando próximo da bola rolar eis que o M-9 já se mobiliza para jogar é na primeira rodada, dia 2 de fevereiro. Isso pode Arnaldo?

Aqui entra a segunda parte dessa reflexão; sobre o papel do Jornalista - não cabe somente repassar a informação -, cabe saber interpretar e, passar ao receptor dados para uma boa reflexão. Por exemplo: quando o Sr. M-9 gravou um vídeo agorinha no início de dezembro, pedindo desculpas ao Sr. Heitor Costa pelo momento de ofensas ao presidente da FFER, e esse "cabeça-chata" repercutiu em todas as mídias as quais tenho trânsito livre: Esporte Show/Rondoniaovivo; WebRádio Capital e aqui no Blog, em momento algum recebi um obrigado pelo pedido dele.

Ao tempo em que o assunto é a volta do M-9 (inclusive recebi até essa foto), por isso o título da matéria. Fiz minha observação com relação à penalização sofrida pelo atacante por parte do TJD, e fiz no grupo de zap do clube; atenção! Fiz e disse que o Porto Velho EC estava cometendo uma besteira, é um goleador nato. Sim, mas não vai poder jogar e se jogar já é meio caminho para perder pontos. Uma saida seria tentar reverter a pena, em ação social - cestas básicas para a casa do Ancião, como fez o Rondoniense com vários de seus atletas que vieram de SP para cá penalizados.

Penso que assim se deve trabalhar: "o verdadeiro papel do jornalista é, e sempre foi, fazer pensar" - Tiago Lobo/sobre o papel social do jornalismo, abril/2013.
(Foto inspira reflexões; Alegol, M-9, Dionathan e Cabelo - dois já assinaram com a Locomotiva -, será que os dois goleadores também?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...