sábado, 2 de maio de 2020

Futebol em Rondônia: uma luz no fim do túnel, ou seria no meio do túnel

Como já foi discutido, analisado e batido o martelo, nesta quinta(30) a FFER reuniu sete presidentes das equipes de futebol profissional que ainda aspiram ao título de campeão de 2020. Por intermédio de vídeoconferência, ficou acertado que a bola volta a rolar somente em novembro, em função da terrível COVID-19 que paralisou campeonatos no planeta.

Como tudo que emana da FFER sempre dá o que falar - lado dos que criticam porque a língua coça, e até de ex-dirigentes que se acham o máximo -, dessa vez não. Aliás, na minha visão dos 11 que iniciaram o estadual deste ano, talvez um ou se for bem rigoroso dois "gestores" pisaram na bola, em termos de cumprimento de suas responsabilidades. 

Então, só pra concluir o parágrafo anterior os sete presidentes do: PVH EC, Genus, Real Ariquemes, Vilhenense, Ji-Paraná, União Cacoalense e CAP em decisão unânime resolveram voltar em novembro. O que pesou: apesar do aceno do MS que os campeonatos devem voltar agora na 2ª quinzena de maio, as dificuldades e exigências feitas com relação aos cuidados com a doença invibializam a volta agora, principalmente que não há segurança e uma razão humanitária.

Alguns dados apresentados pelo Dr. Serbino (um verdadeiro abnegado e médico das três equipes da Capital), assim como representante do estado em nível de CBF;

- testes rápidos para todos que forem participar do jogo; incluí-se
- atletas, árbitros, imprensa, polícia, comissões técnicas e maqueiros;
- antes das voltas aos treinos todos os clubes devem fazer exames contra o coronavírus; e
- se um atleta vier a se contaminar, o clube será acionado pelo Governo Federal.

Entenderam o por que da decisão unânime? Eu estou com os dirigentes.

Mas, sempre tem um mas, como diria o Poeta; revirando as notícias desse 1º de maio, deparo-me com essa do titular da SESAU de Rondônia, Dr. Fernando Máximo testando um túnel de desinfecção para os servidores do CEMETRON, contra a COVID-19.
(Túnel de desinfecção - CEMETRON - Divulgação)

O túnel possui uma tecnologia capaz de pulverizar em 15s um indivíduo por vez, o jato é composto por produto à base de quartenário de amônia, cujo procedimento é validado pela ANVISA. Esse desinfetante não agride as vias respiratórias, e tem eficácia de 92% na eliminação dos vírus presentes nas roupas e calçados de quem atravessa o túnel.

Em cidades como São Caetano-SP e Coreaú-CE, já começaram a utilizar esses túneis em ruas bem movimentadas.

Não seria interessante esses túneis para os estádios, e mesmo de portões fechados ao público, serviria a nós pobres mortais que vamos trabalhar no espetáculo lá dentro.

Fica a reflexão!!!

2 comentários:

  1. E o que será feito da Base?
    Todo o mundo esquece da Base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Roberto, eu soube que o Sub-20 vai ter, agora o Sub-17 e outras categorias não foi discutido, assim como o feminino. Por isso que sugeri esse túnel, não acredito que seja caro..., abraço e obgd!!

      Excluir

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...