domingo, 13 de dezembro de 2020

Que tal um rondoniense em pontos corridos

Um pitaco bem domingueiro com Análise Combinatória e tudo. Explico: estava eu tentando fazer minha lotofácil de segunda-feira, com combinações de 6 grupos de 4 tomado 3 a 3, quando de repente um Cancão me passa uma informação direto da FFER.

Qual, qual Raimundo Nonato - ora ora os clubes tem até o meio dia desta segunda-feira,14, para encaminhar sua proposta de disputa do campeonato de 2021 -, uma com dois grupos; um de 5 e outro de 4 com jogos de ida e volta dentro de cada grupo, ou seja, igual ao de 2020.

Outra forma de disputa (pontos corridos), todos contra todos em jogos de ida e volta, em turno e returno, sagrando-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos. 

Aqui entro eu com meus parcos conhecimentos da Rainha das Ciências e, valendo-me de um Arranjo, ou pelo PFC, digo que será possível sim um campeonato de pontos corridos, vamos lá.

J = N x (N-1), onde J é o número de jogos e N o número de times

J = 9x8 = 72

Chamando os times de: A, B, C, D, E, F, G, H e I 

Faz

A X B, A X C, A X D, A X E, A X F, A X G, A X H e A X I

B X C, B X D, B X E, B X F, B X G, B X H e B X I

C X D, C X E, C X F, C X G, C X H e C X I

D X E, D X F, D X G, D X H e D X I

E X F, E X G, E X H e E X I

F X G, F X H e F X I

G X H e G X I

H X I

(*) Obs: 1) Como é nº ímpar, em cada rodada folga uma equipe, um exemplo jogam: AxB, CxD, ExF, GxH e folgam HxI ou seja, o time I....,

2) Os pontos corridos tem suas vantagens e desvantagens (exemplo a Série A do brasileirão);

3) Há o perigo de uma equipe trazer todos de fora, por isso, acho que deve haver critérios com relação à contratações;

4) Que tal a obrigatoriedade de se utilizar atletas Sub-20 e, se possível "minhocas" como diria uma certa candidata e;

5) Com relação ao 10º clube - impossível a vinda do Ariquemes FC -, está perigando ser desfiliado se continuar com esse sonho.

6) A última, o campeonato deverá iniciar-se dia 27 de fevereiro até 29 de maio de 2021.

Agora podem compartilhar!!! 

(Há a possibilidade de Pontos Corridos em 2021 - FFER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...