domingo, 11 de novembro de 2012

As últimas deste final de semana

Sexta-feira, 9, aconteceu a reunião na sede da FFER denominada de Conselho Arbitral. Todos os clubes que irão disputar o proximo campeonato estiveram presentes, ou melhor, seis dos oitos. Sem problemas de definição quanto aos temas propostos já que, a maioria absoluta estava presente.

Novidades? Nenhuma. Ah, somente a denominação do campeonato. Agora passa a se chamar Rondoniense Chevrolet, isto porque o presidente Heitor Costa anunciou esta parceria com uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Agora aqui pra nós, um prêmio de R$ 50 mil ao campeão e R$ 20 mil ao vice é uma micharia.

Aliás a Chevrolet entrou de 1a no campeonato paulista, lembram que ao final de 2011 e, agora em 2012 a marca entrou de vez e, se pesquisarmos no famoso "tio google", verificamos que a coisa pegou, desde o sudeste maravilha, passando pelo nordeste e chegando prá valer aqui no norte.

No Ceará a montadora irá patrocinar os dois próximos campeonatos - 2013 e 14 -, o vencedor da 1a fase ganha um carro 0 km e o campeão leva também um zerinho, zerinho. No Rio Grande do Norte o anúncio da parceria foi um alvoroço. Assim também no Amazonas.

E porque eu falo isso. Somente para alertar aos nobres dirigentes dos clubes, minha gente essa pequena parcela ai em cima conseguiu a parceria porque mudaram. Mudaram a forma de disputa, contrataram empresa de marketing esportivo, eles sabem o que o torcedor almeja. Claro que ali tem presidente de sua federação, a qual tem times na Copa Nordeste, na Série B, C e D - falo do presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio.

Aqui parece que somente a Copa do Brasil e, agora a Série D são as mais importantes. De novo essa forma de disputa que já perdura pelo menos por 11a - sempre 1a fase ida/volta - depois semifinal e final. Para os meus poucos leitores eu quero dizer o seguinte: temos que deixar essa 1a fase somente, ah o presidente do time lá de Cabixi vai buscar um time completo no interior de São Paulo e, arrasta de ponta a ponta. Não, para isso temos que ter regras.

Uma pequena mostra do que é nosso campeonato desde 2002 e, desta forma que foi aprovada (ou melhor repetida na sexta última), vamos ter time conquistando o campeonato com número de pontos MENOR do que o vice. Vide o Ji-Paraná neste ano.

Vamos então:

2002
Campeão: CFA com 37pts
Vice: U. Cacoal com 34pts

2003
Campeão: U. Cacoal com 20pts
Vice: CFA com 25pts

2004
Campeão: U. Cacoal com 34pts
Vice: Ji-Paraná com 21pts

2009
Campeão: VEC com 42pts
Vice: Genus com 30pts

2012
Campeão: Ji-Paraná com 30pts
Vice: Espigão com 33pts

Não estou tirando os méritos de U. Cacoal campeão em 2003 com cinco pontos a menos que o CFA e, do Ji-Paraná o quarto colocado neste 2012 na primeira fase, foi lá e ganhou o campeonato com três pontos a menos que Espigão. Não esquecer o VEC que foi campeão em 2009 em cima do Sport Club Genus de Porto Velho com uma sobra de 12pts, ou seja, quatro vitórias de sobra. Agora me falem, tem ou não que mudar alguma coisa.

Outro assunto que não foi acordado no Conselho Arbitral: o campeonato Sub-20 paralelo ao profissional, a parceria da Eucatur que há muito transporta os times, a cobertura da TV (SGC) agora terá que cair com o dim-dim aos clubes. Uma decisão, o início do campeonato ficou para o dia 17 de março até 26 de maio e, contará com; Genus, Moto, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimentense, Rolim, Espigão e VEC. Os jogos serão às quintas (20h) e aos domingos (17h).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...