sábado, 22 de dezembro de 2012

CBF divulga o novo RNC dos clubes e RO tem somente três ranqueados

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o novo Ranking Nacional de Clubes. De acordo com o novo sistema de pontuação, o Fluminense é atual líder do ranking, seguido por Corinthians, Vasco e São Paulo.

A edição do Ranking 2013, que traz grandes mudanças na posição dos clubes e, consequentemente, na posição das federações, obedece a uma nova convenção de pontos, conforme explicado nos itens abaixo:

a) Um título de 2012 vale cinco vezes mais do que um de 2008 (critério de pesos 5/4/3/2/1, aplicados aos cinco anos mais recentes);
b) Somente consideramos as competições dos últimos cinco anos; nenhuma anterior entra na pontuação.
c) Há diferenças consideráveis entre as pontuações de um primeiro e um segundo lugar, dentre outros;
d) Há o bônus aplicado aos clubes impedidos de pontuar na Copa do Brasil, por terem disputado a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana

A somatória de pontos de todos os clubes, de cada estado, representa a pontuação da federação correspondente; como a nova convenção de pontos impõe mudanças consideráveis nas posições dos clubes, quando comparamos o ranking de 2012 com o de 2013, obviamente tais mudanças refletem-se no Ranking Nacional das Federações, ou seja, o Ranking Nacional das Federações é consequência direta do Ranking Nacional de Clubes, não podendo ser analisado isoladamente.

Com isto a FFER passa a figurar na penúltima posição do Ranking Nacional com os 1.321 pontos conquistados por quatro clubes, sendo que a Ulbra já pediu afastamento, e ganha somente da Federação de Roraima. Os clubes de Rondônia que aparecem pontuados são: Vilhena na 77a com 913 pontos, Espigão na 155a com 250 pontos, Genus na 202a com 108 pontos e Ulbra na 219a com 50 pontos. No total foram analisados 229 clubes do Brasil.

Portanto, deve ficar de olho a FFER em relação a seus filiados. Por exemplo o VEC que fez belo papel na Série D do ano que finda - belo papel dentro das quatro linhas, diga-se - pois, fora dela se o clube for "vendido" como insinua seu presidente e, se não participar do campeonato. Como fica. Por outro lado, prestar atenção na participação do Ji-Paraná FC na próxima Copa do Brasil. 

No entendimento deste blogueiro, o clube rondoniense para fazer pontos - melhorar sua posição e, consequentemente da FFER -, será uma passagem de fase na Série D, embora todos somente pensem em Copa do Brasil. Fica a dica.

Fonte: http://www.cbf.com.br/Notícias c/adaptações

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guerreiro Dacosta conquista duas pratas e um 4º lugar no Ybirapuera-SP

E mais uma vez o valente atleta Guerreiro Dacosta, sai premiado de uma competição tão importante. Nosso representante Máster no Atletismo f...