terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Adeus ano velho, feliz ano novo!

Minha última postagem de 2012 e, claro algumas me fez muito bem. Outras, nem pensar em repetí-las neste 2013, tais como: mudanças de Secretários na SECEL, no caso da saída do Chicão e a entrada do Sr. Emanuel Neri - como todos sabem saiu de maneira inusitada, foi preso algemado por atos de formação de quadrilha, ainda quando Secretário Municipal - pois bem, estamos iniciando o 2013 com uma mulher à frente da SECEL.

Mas vamos aos fatos

Em janeiro é sempre um mês "morto" para o futebol de RO. A não ser a participação de nossos clubes na Copa SP e Copa RJ, tivemos o Ji-Paraná em sampa e o Santos na Copa RJ final de janeiro e início de fevereiro. Pra mim boas participações em ambas. Não podemos dizer o mesmo do futebol feminino do Santos na Copa do BR - mais em função da seletiva na capital, que não dá base para uma competição em nível nacional.

Fevereiro, já com a tabela do profissional elaborada os clubes ainda com indefinições em termos de comandantes, principalmente o União Cacoal - que estava ainda naquela de vai-não-vai apesar de ter sido o vice campeão da segunda divisão - portanto, com vaga garantida na primeira divisão. O outro "estreante" o campeoníssimo Ji-Paraná F.C. com expectativa de fazer um bom papel na primeirona.

Março, é chegada a hora do início do campeonato rondoniense, tudo preparado para o dia 17 mas, com os mesmos problemas do ano passado, do ano retrasado...mais uma vez cadê o Aluizão pronto. Falava-se em instalar arquibancadas móveis, depois liberou-se a metade das arquibancadas, ou seja, em torno de 700 vagas. Então tivemos o início no dia 25 de março e, na primeira rodada com placares magrinhos de 1 a zero. Um já chamou atenção, sabe de quem do U. Cacoal que veio a perder em "casa" do Rolim de Moura por 5 a zero.

Abril, segunda rodada. Segunda goleada sofrida pelo outrora bicampeão da terra do café, desta vez dia 1 de abril para o Espigão por 5 a zero. Nada de sinal do time de Cacoal melhorar. Já se falava então em queda de treinador. Nestas alturas do campeonato o Espigão já dava adeus a Copa do BR, pois perdeu para o Payssandu-PA por diferença de dois gols e, nem viajou a Belém.

Maio, fase áurea do rondoniense ali por volta da 9a rodada o Ariquemes em casa faz 4 a 2 no Moto e, na 10a rodada o time da terra da cassiterita faz mais uma de 5 a zero no já praticamente rebaixado U. Cacoal. Na rodada seguinte Cacoal já não viaja à capital para jogar contra o Genus - o bom foi o ofício que o diretor do U. Cacoal remeteu para a FFER -, dando a entender que alguns atletas preferiram visitar ou comemorar o dia das mães, do que vir jogar. Não comoveu os "homens de preto do TJD-RO, o time fora rebaixado e, todos os seus jogos dali pra frente daria 3 a zero em favor de seu adversário.

Junho, é o mês da final do rondoniense: tivemos: Espigao, VEC, Ariquemes e Ji-Paraná classificados no final de maio de onde saem os dois finalistas para os dias 7 e 10 de junho realiarem a grande final e, quem ficou; Ji-Paraná F.C. e Espigão do Oeste, no primeiro jogo o Jipa em casa consegue um empate heróico de 2 a 2. Era a senha do Galo que sempre que decidiu fora de casa, ganhou todos e, fora na casa do Espigão não foi diferente o time comandado por Luciano de Almeida - jovem técnico de futebol - deu um nó no veterano Neneca e aplicou 4 a 2 no azulão, conquistando seu décimo título (nove na primeira e um na segunda divisão).

Julho, vem o campeoanto sub-20 assim como a participação do VEC na 4a divisão nacional. Nesta 4a divisão a participação do VEC pode-se dizer como muito interessante, com elenco reduzido e com o técnico Eder Taques o terceiro que assumiu o time até o jogo contra o Sampaio Correa-MA onde veio a empatar no Portal da Amazônia e perdeu no Maranhão. Mas, repito ótima figura dentro das quatro linhas. O mesmo não pode-se dizer do presidente Dalhanol.

Agosto,8, a comissão de arbitragem da FFER sorteou o árbitro Maicon Pessoa de Souza para apitar Genus x Ariquemes pelo sub-20, vejam que está o Genus como mandante e o jogo no Gentil Valério, ora o Genus na 1a rodada no Aluizão não apresentou PMs e Bombeiros no estádio, porisso fora penalizado com o jogo na casa de seu adversário.

Setembro, o VEC chega ao topo de sua participação na Série D. No dia 7 de setembro o site Futebol do Norte publicava: o VEC encara agora o Sampaio Corrêa no Castelão em S. Luis do Maranhão na próxima quarta-feira, onde para avançar de fase o Lobo do Cerrado terá de vencer o jogo, ou empatar de 3 a 3 ou mais. Na Série D, em quatro jogos fora de casa o VEC bateu o Atlético Acreano por 2 a zero. E sofreu derrotas para o Penarol-AM (1x0), Naútico-RR(3x1) e Remo-PA(2x1). No dia 12 de setembro o bravo VEC foi até os lençois maranhenses, chegou a abrir o placar com Cabixi e, Dida goleiro do VEC pegando tudo o placar do primeiro ficou em 1 a zero para o Lobo do Cerrado.

Na segunda etapa o Sampaio Corrêa, jogando para quase 40 mil torcedores da bolívia querida - como diria Iomar Pompeu - foi fazendo, aos 3min empatou e aos 5min virou para 2 a 1, placar final 4 a 1 em favor do futuro campeão da Série D e, melhor ainda invicto em toda a quarta divisão.

Outubro, a participação no estadual de 2013 ficou decidido até 29 de outubro, nesta alturas já se sabia que havia subido da 2a divisão para a 1a. O Santos acertava a contratação meia Victor Hugo para a disputa da 2a divisão. Pimentense também se reforça com lateral Guajará ex-VEC. E, finalmente dia 21 de outubro a estreia do Santos PVH como profissional, diante de seu torcedor o time alvinegro tomou seu primeiro gol de Geilson do CAP, no primeiro tempo.

Na segunda etapa o alvinegro voltou com mais vontade, porém, só empatou o jogo ali pela metade do segundo tempo e, de pênalti. Victor Hugo cobrou o goleiro rebateu e na volta o camisa 10 do Santos fez, 1 a 1. Rafael Pato desempata o jogo aos 38min, fazendo a alegria da torcida, porém, Fernandinho ao apagar das luzes em tabela bem elaborada, empata em 2 a 2 em grande estilo.

No jogo de volta em Pimenta Bueno, um sábado(27) de outubro, o Santos entra em campo precisando de um empate por mais de três gols ou, claro uma vitória simples. O CAP já entrou classificado com o empate na capital. Primeiro tempo o Santos até que parecia que iria abrir o placar a qualquer momento, ledo engano. Na segunda etapa só deu CAP e Dudu que fez dois e Jair (1), final CAP 3 x 0 Santos PVH. Subiu o rubronegro da BR.

Novembro, o VEC foi eleiminado da Série D mas, deixou uma dívida com a arbitragem e com isso deixou até o presidente da FFER em maus lençois, pois os dois presidentes foram suspensos pelo STJD. Genus estuda trazer Ionay da Luz para comandar o time em 2103, enquanto isso o time continua preparando-se para a Copa RJ sub-17.

Dezembro, logo no início do mês a surpresa o Secretário titular da SECEL Emanuel Neri, é preso pela PF na operação Vórtice, suspeito de participar de uma organização criminosa criada dentro da Prefeitura Municipal de Porto Velho, para saquear os cofres públicos quando ele atuava como Secertário Adjunto de Obras.

Ainda em dezembro, tivemos as visitas de alguns ateltas rondonienses que são destaques pelo Brasil como: Elsinho, Gabriel Vasconcelos, Heder e Fábio Renato, por outro lado a saída de ateltas de RO para clubes de nome do Brasil, como: Dida e Edilson Pereira no Remo-PA, Mário Paiva para São Paulo (Santacruzense).

O Ji-Paraná anunciou oficialmente a contratação do técnico Cícero Lanza, que vem pela primeira vez dirigir um clube na região norte ele tem passagem pela Matonense, Taquaritinga e XV de Jaú todos de SP. Os outro clubes somente especulações, até o Espigão que vai disputar a Copniha com Tiago Batizoco, ainda não tem o aval de que vai comandar o time principal, inclusive por onde ele Tiago conquistou título.

Neste final de ano e, final também desta psotagem tivemos a saída de Guido Quêtto da escolinha do Santos PVH. "O clima por lá não estava nada favorável para se trabalhar", declarou o jovem técnico ao Blog. Sem citar para onde vai prestar seus conhecimentos o Prof. disse que não vai sair de Porto Velho por enquanto.

Agora uma mãe Diná me disse que vem por ai...logo em fevereiro de 2013, uma escolinha de futebol para alavancar o futebol da capital. Local? Ali próximo do Shopinng  Porto Velho, tem cores azuis, o torcedor mais famoso deste time jogava Tênis...liguem os fios na tomada certa...é a primeira bomba deste 2013.

Agora já passam das 2h da manhã do dia 1 de janeiro de 2013...querem mais uma...estou pensando em não deixar passar mais nada...essa veia Diná também me confidenciou que uma outrora bem organizada escolinha de futebol está contratando um Prof. Meu Deus, não acreditei. Esta vai sair faísca prá todo lado.

Um bom dia a todos....feliz ano ímpar...2013 que somado dá: 2+0+1+3 = 6 que é um número perfeito, pois a soma de seus divisores, 1, 2 e 3 dá o próprio número 6....inté


5 comentários:

  1. Muito bom Pereira, serve até para análise do que poderá acontecer em 2013, pois muitos desses acontecimentos respingarão no ano que se inicia.
    Feliz 2013. Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Naldo pela visita. Não é que sejamos tão veteranos, porém, alguma coisa ai como você fala deve acontecer. Esperemos que não!

    ResponderExcluir
  3. Ô, Mãe Diná! Cobra qto pelas demais previsões? Feliz 2013! Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu consulto a minha mãe Diná. A previsão é de que o Sr. e demais integrantes terão um mar azul e infinito de realizações, o caminho é este. Pessoas certas em seus devidos lugares, ah, ela tá cochichando aqui no meu pé do ouvido que um setor bom de seu empreendimento é o da comunicação...essa mãe Diná...Feliz 2013 também srs...

    ResponderExcluir

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...