sábado, 7 de setembro de 2013

Será: Feliz 7 de setembro, dia da Independência

Aproveito o dia da "Independência" para dizer isto: 1. um país que toma emprestado de outros um "passado" e não quer buscar o seu próprio é "dependente" (nem que seja num nível psiquiátrico) ou "idiota" (no sentido grego, de fora do 'contexto').
 2. As terras que hoje apelidam de América "Latina" não viveram Grécia/Roma, cruzadas, renascimento, feudalismo, revoluções "gloriosas", liberais, industriais ou racionalistas. Em todos esses instantes, habitantes nativos estavam construindo uma história aqui.
 3. A história desses habitantes não é mais bonita ou mais feia que aqueloutra. É simplesmente a que mais tecnicamente poderíamos chamar de nossa.
 4. Se você repudia completamente essa hipótese, considera uma perda de tempo resgatar essa cosmovisão diferente e essas raízes que "sufocaram/sufocamos", por que comemorar o fato de termos deixado de ser um reino europeu?

Vamos des-pensar e re-pensar o "nosso" passado, sem romantizar o que é um "índio", simplesmente compreendendo que se tem alguém "independente" nessa bagaça é aquele rapaz que, no meio da profunda Amazônia, nunca viu um iPhone na vida.

Não estou dizendo para você largar o seu. Estou propondo que seja possível ouvir o que esse passado tem a dizer sobre "independência".

Feliz 7 de setembro!
 Péricles Sousa:
 o autor é Procurador da Fazenda Nacional e Doutorando em Universidade de Coimbra
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...