quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Polêmica: Profº de Xadrez fala cobras e lagartos da Comissão de Ética do JOER-2014

Uma polêmica surgiu nos últimos dias com relação a disputa  de Xadrez nos Jogos Escolares de Rondônia (JOER/14). O aluno Guilherme Sousa da Escola Anísio Teixeira, orientando do Profº Guálter Amélio e, devidamente classificado na fase regional(segundo Profº).

Quando na 4ª rodada, Guilherme iria enfrentar o "chapa branca" Vinicius do IFRO. Aqui começa o quiproquó, o Profº Gualter verifica que Vinicius está usando um relógio digital de sua propriedade (Vinicius) e o mesmo recusa-se a jogar sem antes realizar-se uma perícia no instrumento citado.

O árbitro que no entendimento do Profº Gualter é amigo pessoal do atleta Vinicius e da família do atleta, decide que o mesmo pode usar o relógio. Consulta daqui, consulta à CBX e a resposta é de que estava errado o árbitro. E a Comissão de Ética do JOER, soberana até o dia 20/10 resolveu desclassificar o atleta Vinicius Rian.

Quem pensa que acabou. Nada disso, a soberania da Comissão de Ética durou somente até terça(21), pois a Coordenação Geral dos Jogos, tendo a frente o Sr. Expedito (que não se perca pelo nome), enviou um documento para a Escola Anísio Teixeira, confirmando uma nova "rinha" entre Guilherme x Vinicius para este dia 21/10.

Acontece que o ofício chegou às mãos do Profº Gualter às 16h do dia 20 para ser realizado um novo jogo dia 21/10 às 10h. "Isso é uma patifaria, levaram mais de um mês analisando o recurso impetrado por nós". Disse Profº Gualter ao Blog e, agora perdemos até o prazo de inscrição do garoto Guilherme na fase nacional.

Obs: todos os citados aqui pelo Profº Gualter Amélio, como: o árbitro do jogo, o Sr. Expedito, teem total liberdade de se expressar no Blog.

4 comentários:

  1. Tremenda injustiça o que a Seduc está fazendo com o aluno da escola Anísio Teixeira, lhe tirando o legítimo direito de representar Rondônia na fase Nacional dos Jogos Escolares.

    ResponderExcluir
  2. O espaço tá aberto para quem foi citado Profº, e hoje quarta-feira a partir das 18h espero o Sr. lá na querida Rádio Caiari para bater um papo no ar....blza

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o xadrez rondoniense vive dessa maneira a anos, federações que só fazem a benefício próprio, governo que não incentiva esporte e nem atletas, e atitudes ridículas de comissões de ética ... quem lá sabe o que é jogar xadrez? algum deles já jogou que seja um campeonato? sabem as regras? comissões são de atletas experientes que sabem o que estão julgando... inadmissível um atleta perder uma vaga em campeonato brasileiro por politicagem... espero realmente que tomem uma posição forte e resolvam tal assunto porque estão jogando fora todo uma educação um sistema de ensino, e destruindo promessas do xadrez ... um gênio pode ser formado em qualquer lugar... desde que se tenha as condições pra isso é não e diferente no xadrez. Indignante o que o xadrez rondoniense vive, alguém tem que tomar uma atitude e tomar frente pra melhorar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Rubens Batista, primeiro agradecer por teu acesso ao Blog. Minha postagem foi tão somente para chamar a atenção de um fato lamentável deste e, também abrir espaço para o contraditório. Fiquei triste com a não presença do Profº Gualter em meu programa de esportes na Rádio Caiari das 18h às 18h45min. Obrigado mesmo por ter levantado pontos até então desconhecidos pra mim, como: "quem lá sabe o que é Xadrez"?...Boa, boa.

      Excluir

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...