sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Jurista membro da CBF dá show em Direito de Imagem e de Arena na FFER

Nesta quinta-feira(7), no auditório da FFER para uma platéia em torno de 30 pessoas entre as quais: dirigentes de alguns clubes (Rondoniense, Genus, Guajará e VEC), membros do TJDF-RO, da Arbitragem e da Imprensa Esportiva, assim como torcedores do atual campeão rondoniense - todos para acompanhar o Seminário Desportivo, muito bem explanado por Amilar Fernandes.

(Foto/ Blog)

O jovem Amilar que faz parte do Jurídico da CBF, simplesmente deu show de conhecimentos na área de Direito de Imagem, de Arena, de Transferências e de Clube Formador. Durante o Seminário que durou em torno de 4h fora feito até alguns esclarecimentos em relação ao clube que nos últimos anos vem representante o estado em competições promovidas pela CBF, no caso o VEC.
(Foto/Blog: Amilar Fernandes)

Um dos casos o representante do Lobo do Cerrado (VEC), Sr. Natal Jacob abordou o caso do goleiro do Rio Branco FC do Acre de apenas 15 anos, que jogou contra o VEC pela Série D no último domingo. Resposta imediata de Amilar que mostrou pela Lei Pelé nº 9.615/98 o goleiro está regularizado e apto a jogar - Natal mesmo assim disse que o VEC entrou com denúncia.

Ainda do astuto Natalzinho que levantou um problema relacionado sobre o direito de arena, ou seja com relação a emissora de TV que há anos transmite os jogos do campeonato rondoniense e, disse mais que não deixa de agradecer ao grupo citado mas que um clube como o VEC vai exigir muito mais do que foi feito até agora.

Outra excelente participação foi do veterano radialista João Dalmo, que mostrou a todos os presentes que o produto futebol tem sim, quando bem trabalhado e organizado o seu retorno. Não, não é que o assunto de repente mudou para o marketing esportivo - foi o momento ainda da discussão do que é Arena e Imagem -, ora o atleta profissional tem direito a 5% do valor proveniente de todas as receitas adquiridas pela empresa que transmite os jogos.

Com relação ao direito de Imagem foi dado vários exemplos, e de clube grande como o Flamengo nos casos: Adriano, Ronaldinho Gaúcho e do goleiro Bruno - ou seja, se um clube grande como o Flamengo cometia vários erros, imagine um "pequeno" aqui do norte. Uma atenção maior foi dada em relação às transferências de atletas - o sistema em si é muito rigoroso e o palestrante chamou atenção sobre as 48h dadas pela CBF para poder aparecer oficialmente no BID o nome do atleta.

Para fechar o 1º Seminário Amilar esclareceu sobre Clube Formador, mostrando o antes e o depois da criação da Lei Pelé, desmistificando por completo aquilo que parecia inatingível para um pobre mortal começar a formar sua base.

A palavra final do presidente da FFER Heitor Costa foi de agradecimentos aos participantes, e afirmou que até o final do ano trará outro expoente em termos de conhecimento na área esportiva. Aproveitou para enfatizar o sucesso que foi o campeonato deste ano com as parcerias da Gazin, RedeTV, Eucatur e bolas Kagiva: "ao final de VEC 3 x 4 Genus, com o clube Aurigrená conquistando o campeonato e transmissão ao vivo pela TV e rádios". Ele, Heitor recebeu várias mensagens do Brasil inteiro.

(Foto/Blog: Heitor Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...