terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O que faltou ser dito de RSC 6 x 1 ACIJAP

O ano 2002. A estreia de um time novato no rondoniense de futebol profissional. Nome do timaço CFA (Centro de Formação da Amazônia). No primeiro jogo valendo levou logo uma "lapada" do Ji-Paraná no velho Vera Cruz por 4 a 3. Mas, não vou aqui relembrar placares do extinto CFA naquele ano, quero fazer um comparativo com o trabalho que vem sendo realizado no RSC (Rondoniense Social Clube), deste 2016 com os jovens valores.

Começo atendendo a sugestão de um leitor do Blog, que alertou-me: "esse time que enfrentou o RSC no domingo, não tem nada de seleção de Jacy-Paraná, é a ACIJAP (Associação Comercial e Industrial de Jacy-Paraná)". Feito o registro meu caro Jackson Medeiros, vamos analisar e comentar quem tem condições de subir para o profissional e fazer um bom papel.

Claro que uma partida de futebol numa temperatura como a de domingo, é quase desumano principalmente para o adversário que, ao final do jogo já estava apelando para jogadas mais ríspidas. Não deixemos de registrar os primeiros 15' só dava ACIJAP, intervalo que deu para apreciar a boa fase do goleiro Biro. 

Passado os momentos de glória do time verde e branco de Jacy-Paraná, viu-se um RSC com mais eficiência no toque de bola, e ai aparece a individualidade de um Kelvin, o toque refinado de um Fernandinho e as arrancadas potentes de um Alesson. Partiu desse insistente atacante o primeiro gol do jogo, chute forte que o goleiro aceitou.

Neste ínterim só dava RSC, ah se o Kelvin não fosse tão "delegado", é próprio da idade - ainda não me sai da cabeça, o porquê desse garoto não ter jogado a grande final contra o Espigão pelo sub-20 do ano passado -, e foi dele o segundo gol do rondoniense. De falta, ora e não vale? Claro, principalmente quando sai de uma canhota poderosa.

Na segunda etapa os garotos comandados por Ariel não esperaram o time da ACIJAP criar coragem de diminuir o placar, logo ali por volta dos 14' Robinho (outro danadinho) já foi mostrando a que veio, fez o terceiro de cabeça e o sexto da goleada. Kelvin, sempre ele agora do jeito que manda o figurino - arrancou saiu driblando a defensiva da ACIJAP fez o quarto gol do Periquito - e pra fechar Fernandinho que estreava com a camisa 10, fez o quinto gol do jogo com uma tranquilidade de um monge.

A ACIJAP ainda conseguiu diminuir de pênalti, num lance simples em que Alemão agarrou o atacante que ia em direção ao gol - pênalti e faltou o vermelho -, porém, a bronca que o Ariel deve ter falado para o Alemão foi pior do que ele ir para o chuveiro mais cedo.

Eu assim como o técnico Ariel Mamede, não nos importamos muito para a goleada em si. Mas, uma coisa eu digo: já é a segunda vez que vejo o trabalho do jovem técnico e desta renovada comissão técnica, estão no caminho certo os Periquitos do bairro Ulisses Guimarães e, se forem aproveitados pelos menos uns 10 dessa geração, vamos ter futuros CFA's para daqui 10 a 12 anos - vide um Andrade, Quintino, Fábio Renato, Paty - que até hoje ainda fazem bonito nos gramados.

E dois desses veremos neste ano.

Individualmente e essa é minha avaliação, os que vejo em condições de se firmar no profissional do Rondoniense SC, neste ano: Biro (goleiro), Guilherme (zagueiro), Recife (lateral esquerdo, entrou bem no segundo tempo), Wilton, Mineiro, Welvis e Matheus Castro (todos ali do meio-campo), na frente Kelvin, Alesson e Robinho. Nas minhas contas são 10.

Os melhores em campo no domingo foram, sem sombras de dúvidas: Kelvin e Fernandinho. Mas, esperemos os atletas já contratados. Uma coisa é certa o presidente, vai ter que assinar cheque para trazer mais gente, os meninos são bons mas precisam ainda terminar um ciclo. Parabéns, e os que não se profissionalizarem agora ainda terão tempo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...