sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RAIO-X DOS ESTÁDIOS NO BRASIL

CBF cadastra 790 estádios brasileiros

A Diretoria de Competições da CBF concluiu o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) 2016. É um raio-X do cenário brasileiro, que tem 790 locais de disputa catalogados pela entidade.
O documento de 97 páginas tem detalhes como a localização, proprietários, capacidade, iluminação e a ficha de cada estrutura. A Região Sudeste tem 260 estádios, sendo 132 municipais, 125 particulares e três estaduais. O Nordeste vem na sequência, com 241. O Sul conta com 144 e o Centro-Oeste com 85. Já a Região Norte tem 60.
A maioria dos estádios (59,2%) é administrada pelos governos municipais. Os particulares preenchem a segunda maior fatia: 34,4%. Os estaduais são 5,9% e os federais apenas 0,5%.
O cadastro inclui lugares que recebem jogos recreativos, amadores e profissionais em todas as esferas de organização, seja a partida menos expressiva de um campeonato municipal à final do Brasileirão. Por isso, esse relatório tem números curiosos, como os índices de estádios com (64%) e sem (36%) iluminação.
A tabela de capacidade de público também mostra que o futebol brasileiro vai além dos grandes espetáculos conhecidos pelos torcedores da principais divisões. Dos 790 estádios listados, 420 suportam até 5 mil torcedores e 11 podem receber mais de 50 mil pessoas.
A edição completa e revisada do CNEF, com dados atualizados até o dia 18 de janeiro de 2016, pode ser visualizada aqui.
Fonte: Assessoria/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...