sábado, 5 de março de 2016

Cá estamos para o 26º Campeonato de Futebol em Rondônia

Pois é, já chegamos a mais de um quarto de século de futebol profissional no estado de Rondônia. Neste sábado(5), a bola volta a rolar nesta que é a 26ª edição. As emoções, a adrenalina, as projeções, os sonhos, enfim, o tão sonhado título de campeão começa bem cedo. Estava tudo previsto para começar às 19h a primeira rodada envolvendo as oito(8) equipes, porém, teremos somente um jogo iniciando no horário acordado.

Este jogo será o da capital, onde o SC Genus recebe o novato Real Ariquemes no estádio Aluizão todo reformado - mas uma reforma dígna de registro e de aplausos -, os outros jogos: Guajará EC x Rondoniense SC às 16h, no mesmo horário e ainda no sábado o Ji-Paraná que estrearia em casa, vai até Rolim de Moura e pega o time homônimo. O fechamento da rodada será no domingo(6), com Morumbi e Ariquemes FC em Guajará-Mirim.

A forma de disputa do campeonato é a mesma do ano passado, agora com 8 equipes fica assim: primeiro turno, chamado jogos de ida com todos contra todos, os dois melhores colocados fazem uma decisão em dois jogos, o campeão do chamado 1º turno classifica-se para a Série D-2016.

No segundo turno, todos começam zerados e chamados os jogos de volta. Os dois melhores colocados fazem uma decisão em dois jogos, o campeão do chamado 2º turno classifica-se para a Série D-2017. Os vencedores do primeiro e segundo turnos, forem equipes diferentes farão a final do campeonato nos dias 25 de junho e 2 de julho, saberemos quem vai representar o estado nas Copas - Verde e do Brasil de 2017. Se for a mesma equipe, então dia 18 de junho acaba tudo.

Agora um pouco de observações que cabem neste post: com relação ao BID, vi no site da FFER a preocupação do presidente Heitor Costa, e até um precedente (perigoso) em liberar os atletas já encaminhados para registro nesta primeira rodada, isso depois de consulta ao Jurídico da CBF. Ora, ora lembro que o Genus feminino saiu da Copa do Brasil no ano passado, assim.

Mas o trabalho do pessoal de registro da FFER realmente vale aplaudir, no total antes das 18h desta sexta-feira(4), nada menos do que 162 atletas foram liberados. Equivale dizer que, em média 20 atletas por equipe estão aptos a jogar. Mas fica um alerta aos srs dirigentes dos sete(7) clubes - isso porque o Jipa do Maritaca já tinha um time completo no BID desde quinta-feira.

Uma continha rápida e um puxão de orelhas: se, nesses 90 dias do Conselho Arbitral até o dia 4, cada equipe tivesse a coragem de registrar 2,6 atletas por dia, teriam conseguido registrar em média 30 atletas por equipe.

Outra observação, e esta parece que foi descoberta a tempo - ainda bem -, vem de Rolim de Moura onde já houve uma descarga de ingressos falsificados, e que cabe uma investigação mais apurada pois segundo informações o que houve foi o seguinte: "como a procura de ingressos foi intensa, e a FFER demorou em remeter os ingressos com código de barras, marca d'agua e com escrita em braile, então o técnico do Rolim Manoel Filho mandou confeccionar blocos com modelos de ingressos e vendeu aos torcedores".

O que fez o presidente Arthur Lima: "mandou substituir todos os ingressos já vendidos e colocou os verdadeiros para as vendas nos postos autorizados". Aspas aqui para matéria completa no site na mira do flora do Jornalista Adenilson Florenttino.

Leia o esclarecimento do presidente Arthur Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...