terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Fórmula de disputa do rondoniense-2017

Eu não fiquei até o final do Conselho Arbitral, na sexta-feira,2, na sede da FFER. Há dois dias que estamos discutindo a fórmula que foi aceita pela maioria dos clubes e, portanto, a que vai ser aplicada em 2017 - falo de nossa equipe de esportes na Rádio Globo AM 1310 - eu, Naldo Dias e João Dalmo. Por enquanto está 2 a 1 o Naldo perdendo. 

Porém, sinto que o Dalmo vai mudar de opinião. Vamos esperar o Wolnei Alonso para empatar ou fazer 3 a 1. E como ficou a tal fórmula. Simples, muito simples de explicar: são 8 equipes, cada equipe faz 7 jogos de ida e 7 jogos de volta. Ao final desses jogos, se um clube conquistar 14 x 3 = 42 pontos, ele não é Campeão de nada. Essa equipe vai disputar uma semifinal com os 3 melhores colocado e, somente terá a vantagem de decidir em casa, até a final.

Ah, fazendo o 1º x 4º e 2º x 3º ida e volta. Classificam-se dois para a grande final.

Tudo bonitinho, bem explicado e o torcedor gosta desse mata-mata, eu também. A única coisa que sou completamente contra é; não ter uma bonificação para este time que, "teoricamente ganhou todas nas duas fases iniciais", somente mandar seu jogos decisivos em casa. É muito pouco.

Um exemplo prático. Se esta fórmula tivesse sido aplicada agora em 2016.

No 1º turno só deu Genus com 18 pts, 2º lugar - RSC com 17, 3º lugar - Real Ariquemes com 14 pts e 4º lugar - Ariquemes com 9 pts.

No 2º turno só deu RSC com 15 pts, 2º lugar - Ji-Paraná com 14 pts, 3º lugar - Genus com 13 pts e 4º lugar - Guajará com 13 pts.

Somando os dois turnos; 1º lugar RSC com 32 pts, 2º lugar SC Genus com 31 pts, 3º lugar Real Ariquemes com 25 pts e 4º lugar - Ji-Paraná FC com 19 pts.

Imagine essa situação para maio de 2017, teríamos a seguinte disposição:

Na semifinal

Ji-Paraná x RSC e RSC x Ji-Paraná 
Real Ariquemes x Genus e Genus x Real Ariquemes

Na final

Ji-Paraná FC x Real Ariquemes

Ai onde eu quero chegar. O 4º colocado nas duas fases pode ganhar (Copa Verde, Copa do Brasil e uma vaga na Série D), o 3º colocado que será o vice ganha a outra vaga da Série D.

É a minha opinião!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...