domingo, 23 de janeiro de 2022

STJD julga caso de homofobia nesta segunda-feira,24

 Nesta segunda,24, a 1ª CD do STJD tem uma pauta de julgamentos bem extensa. Um dos processos chama à atenção pelo inusitado do fato: cânticos homofóbicos  da torcida do Paysandu direcionados ao jogador Neto Pessoa do Remo, o clássico entre Papão e Remo aconteceu no dia 1º de dezembro de 2021 pela Copa Verde, jogo de ida.

Aos 11 minutos do segundo tempo, a torcida do Papão entoou: "Neto Pessoa é v*adinho," em outro momento cantaram repetidas vezes, "remista é gay, é gay, é gay." A Procuradoria tomou conhecimento dos fatos através de uma Notícia de Infração apresentada pelo coletivo de torcidas LGBTQ. Apesar da Procuradoria do STJD arquivar a Notícia de Infração, por não haver legitimidade do grupo, denúncia foi apresentada contra o Paysandu com base em provas documentais e de vídeos juntadas.

"Em que pese a ilegitimidade da noticiante para atuar no âmbito deste egrégio Superior Tribunal de Justiça Desportiva, esta Procuradoria constatou a veracidade e gravidade dos fatos ali narrados, o que enseja a apresentação desta denúncia", traz a peça acusatória.

O Paysandu foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD, que fala em praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condições de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

"O comportamento da torcida da equipe denunciada, durante a partida, caracteriza lamentável e inaceitável ato discriminatório, devendo a Justiça Desportiva punir severamente essa atitude reiterada." Pediu a Procuradoria.

As sessões de julgamentos seguem de forma híbrida e com transmissão ao vivo no site do STJD-F. Este p.ex terá início às 13h de nº 1300 e 1301/2021.


(1ª Sessão de Julgamentos no STJD em 2022 tem caso de Homofobia-Foto divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...