domingo, 14 de março de 2010

Viver o dia-a-dia de um clube de futebol

Nestas duas postagens deixo à amostra de meus seis seguidores, o dia-a-dia de um grande clube de futebol. Falo do Moto Esporte Clube, clube que já foi um dos grandes da era amadora do futebol rondoniense, e que agora volta com toda "pinta" de quem vai figurar entre os maiorais do estado.

Fomos designados (eu e o Márcio Dias), narrador da Rádio Caiari para fazermos o jogo entre Espigão do Oeste x Moto, pela segunda rodada do campeonato. Aqui um breve relato desta viagem: saimos de Porto Velho por volta de 15h00 deste sábado (13).

Jantamos em Ji-Paraná por volta de 19h30, neste percurso de PVH a JIPA tudo perfeito, sem problemas, muito papo legal entre os membros da comissão técnica - Lion Silva, Ivan, Babinha, Geraldo, Guido Quetto e Josinaldo.

Ah! Sem esquecer dos craques do time, entre eles: Dida, goleirão que num ato de fé iniciou uma oração para que todos ali presentes fossem acompanhados por Deus e voltassem em paz ao seio de seus familiares.

No meio do caminho, vem o Marcos Canhoto um dos craques do time que faz sua reestreia após uma boa passagem pelo futebol alencarino. Conta coisas boas, e recente do Tiradentes seu último clube. Daí a pouco quem bate papo conosco é o Wagner, considerado também um dos astros do Futsal e que agora presta serviços e bem no futebol de campo.

Nestes bate-papos, nestas conversas bem salutar. Passam por ali, Alex Carioca, Cafu, Roby o Gilberto, que parece bem concentrado para a estreia de logo mais contra o time do Batizoco. E falando em treinador, notei o respeito que os atletas tem pelo Lion Silva que é caladão, mas aqui e acolá ele também solta da suas com seu comandados.

Enfim, chegamos em Espigão do Oeste por volta das 23h00. Hora de se recolher, de descanso total pois domingo é dia de luta, logo mais 17h00 no estádio Luizinho Turatti frente ao perigoso Espigão que começou muito bem o campeonato, conquistando um ponto frente ao campeão VEC, e agora quer de qualquer maneira fazer os três pontos, frente ao campeão da segunda divisão.

E nós, da Caiari vamos estrear também no Luizinho Turatti - logo mais, teremos mais detalhes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Diego Flores somente um detalhe para retornar

Em entrevista ao programa Caiari Esportes nesta terça (9), o supervisor do Clube da Paz - Shallon, João Damasceno falou da possibilidade do retorno do craque de bola Diego Flores.

Um pequeno detalhe porém, está impedindo-o de viajar do Rio Grande do Sul à Rondônia, e é somente o bilhete aéreo. A diretoria do Shallon está se mobilizando, para que Diego apresente-se o mais rápido possível ao técnico Dacosta.

domingo, 7 de março de 2010

Moto Clube estreia com derrota na elite do futebol rondoniense

O Campeão rondoniense da 2a. divisão estreou com derrota na elite do futebol. O jogo aconteceu na tarde/noite deste domingo (7), no "velho" Aluizio Pinheiro Ferreira contra a equipe do Rolim de Moura, placar final 1 x 0 em favor dos visitantes.

A equipe alvirrubra do Moto apesar de um esquema altamente defensiva, foi quem partiu para construir a conquista dos três pontos, logo aos três minutos após um bate-rebate a bola sobra para o grandalhão Wagner que coloca no canto esquerdo do goleiro Jean Carlo, que faz grande defesa.

Aos 9' minutos Pipa leva a bola pelo lado esquerdo do ataque motense, dá voltando e o André Merenda dá uma de Merenda e perde gol feito. Mas quem pensou que o Rolim estava sendo dominado, mero engano pois começa a aparecer a categoria de Fernandinho e a habilidade de Abilio, um dos bons do time da zona da mata.

Aos 28' Fernandinho ficou frente a frente com o goleiro Dida, e colocou a bola na trave esquerda do goleirão do Moto, estava sendo configurado o gol do Rolim. Aos 41' o Rolim consegue fazer seu gol, bobeira total da zaga motense. Um minuto antes, o zagueiro Alfredo houvera feito falta num atacante rolimourense, cobrado rapidamente a falta na cabeça dele Fernandinho que coloca no peito de Gil e fuzila o canto esquerdo baixo de Dida, estava decretado o primeiro e único gol do jogo.

Aliás o primeiro e único válido, pois dai prá frente vem as lambanças dos "homens" de preto. Senão vejamos: por volta de 43' ainda do primeiro tempo, o ala direita Maicon Paulista sozinho dentro de sua área, foi dominar a bola e deu uma ajeitadinha a la Henry (França), Sr. Esmerindo não viu nada.

Vamos ao segundo tempo de jogo: Moto e Rolim, de início sem alterações a não ser aquela do Rolim ainda no primeiro tempo em virtude da torção sofrida por Rilla (Rolim). O Moto pressiona ao Tigre da Zona da Mata, e aos 16' após bola levantada por Pipa o goleiro Jean Carlo não consegue segurar e Alex Carioca coloca de cabeça no fundo da rede adversária, neste lance o árbitro estica o braço assinalando o gol, porém, o assistente número um Túlio Sobreira fica estático em seu lugar, e Esmerindo Ferreira resolve atender seu assistente marca falta no goleiro.

Aos 24' o Moto Clube chega a assinalar mais um gol, e dessa vez mais um absurdo da arbitragem Braúna lança da direita para a esquerda seu companheiro Cafu, que leva a bola à linha de fundo dá voltando Alex Carioca domina sozinho ao goleiro Jean Carlo e faz o gol, e quem fica estático o assistente Túlio Sobreira. Todos do Moto correm prá cima, o árbitro estava bem colocado e sabe mais do que eu, se a bola vem voltando de um cruzamento da linha de fundo, e se o atacante recebeu sozinho atrás da linha da bola, NUNCA existirá o impedimento.

E Mais...

Parabéns ao torcedor motense, apesar da derrota foram ao Aluizão 708 pessoas, sendo 532 que passaram pela catraca eletrônica e 176 utilizaram a "queixo-duro", renda total de R$ 4.740,00.
Próximos jogos: Moto vai a Espigão do Oeste e o Rolim em casa joga contra o VEC - no próximo domingo (14).

Shallon, Rolim e Genus dividem a liderança com três pontos; VEC e Espigão teem um ponto, enquanto Cruzeiro, Ariquemes e Moto ainda estão zerados.

O craque Marcos Canhoto, chegou do aeroporto Jorge Teixeira direto ao Aluizão e viu com calma e serenidade que naquele time tem uma vaga prá ele, contrato batido e assinado, treinando (aliás) jogando ele estava lá no Tiradentes de Fortaleza/CE, e o torcedor gritou o nome do goleador.

Muito atraso e pouco futebol marcam o início do campeonato para a Capital

Exatamente às 19h43 deste sábado(6) teve início o XX campeonato de futebol para Genus e Cruzeiro, no estádio Aluizio Ferreira em Porto Velho. São exatos 13 minutos de atraso do horário estabelecido pelo Depto. Técnico. Será que a culpa cabe ao delegado do jogo? Aos times? Menos ao mandante do jogo, pois o Genus encontrava-se no gramado pelo menos com mais de 30 min de antecedência.

Mas isso é coisa para o TJD começar a julgar os culpados. E o jogo? Um verdadeiro purgante, para quem como eu, saiu lá do bairro Ulisses Guimarães às 18h00 de "buzão" chego ao estádio às 18h55 e, torcendo que o jogo comece no horário anunciado de 19h30 - nada, somente quase 20h00.

Genus e Cruzeiro em campo, muitos fogos por parte da torcida Genocídio, tudo pronto, ai vem uma voz conhecida e diz: "Atenção, atenção, senhoras e senhores está aberto o campeonato rondoniense de futebol profissional de 2010, neste momento os times irão perfilar-se e ouviremos a execução do Hino Nacional".

Sabe aquela coisa do purgante - não que o Hino Nacional seja um purgante, pelo contrário -, mas termos que ouví-lo através do som de uma radiola (é o novo!), é desrespeitar um dos nossos maiores símbolos.

Mas, e o jogo cara-pálida! Um dos meus seis seguidores, já me perguntou ai vai: quem esperava o time vice-campeão, pelo menos com um futebol perto daquele de 2009, quebrou a cara. Vão dizer que é início de temporada, vou dar um desconto. Porém, se não melhorar e muito principalmente a parte física o Genus passa longe do G4.

E o Cruzeiro do Loló, esse sim surpreendeu positivamente. A ideia que se tinha do estrelado, era de que talvez não tivesse os onze para entrar em campo, foi com dificuldade que conseguiram liberar 15 atletas para o jogo.

E o gol. Isso mesmo, um minguado gol do Genus aos 4' do primeiro tempo quando numa cobrança de falta Bauru levantou para dentro da área do Cruzeiro, falhou toda a zaga e Val (Gen) somente tocou e tirou do alcance do goleiro Aranha. 1 x 0 Genus.

Daí somente aos 24' Messias de fora da área chutou forte, e ótima defesa de Aranha. Final do primeiro tempo aos 47' de jogo. Critério do árbitro Almir Caetano, só prá castigar.

Segundo tempo: e o tempo mágico dos 4' agora o Cruzeiro quase faz o empate através de falta bem cobrada por Skull um bom ala do Cruzeiro, Marlon teve que espalmar a escanteio. Aos 9'Bauru chutou forte, arrancou suspiros do torcedor genocidio.

Após os 20'do segundo tempo, só deu Genus. Aos 37' o goleiro Aranha sai atabalhoado e na ponta da grande área lado direito, sem apresentar perigo nenhum de gol em seu desfavor o mesmo derruba o atacante do Genus, pênalti bem marcado por Almir Caetano que não apresentou nem amarelo ao goleiro.

Guilherme que sofrera o pênalti, fora o encarregado e sem paradinha colocou no canto direito de Aranha, que saiu bem e espalmou a bola a lateral.

E Mais...

Genus 1 x 0 Cruzeiro
Local: Estadio Aluizio Ferreira
Público: 307 pagantes
Renda: R$ 2.565,00
Árbitro: Almir Belarmino Caetano
AA1: Marcia Bezerra Caetano
AA2: Cristiano Pereira Lopes
Genus: Marlon; Kiko, Val e Edilson; Bauru, Robson(Bruno Lessa), Embu, Gil e Messias(Maicon),Maciel(Alex) e Guilherme. Téc: Samuel Esteves.
Cruzeiro: Aranha; Skull, Brito, Edinho e Roni; Jackson(Heber) e Pablo, Rafael Muniz, e Ed(Ronaldinho); Welington e Renato. Téc: Roni Silva.

Os melhores em campo:
Genus: Bauru, Messias e Guilherme.
Cruzeiro: Aranha, Skull e Brito.

sábado, 6 de março de 2010

International Board não aprova uso de Tecnologia e a paradinha fica para depois

A IFAB - International Board, em seu 124o. encontro acontecido neste sábado (6) decidiu vetar as experiências tecnológicas para ajudar os árbitros em decisões polêmicas durante uma partida. A entidade deixou de lado sistemas conhecidos como "bola inteligente" e o uso de vídeos.

Além disso, a discussão em torno da paradinha - no momento da cobrança de um pênalti - ficou adiado para maio. "Este é o fim do potencial uso da tecnologia dentro do futebol. A tecnologia não deve entrar no jogo, como ficou bem claro. O elemento humano do futebol é um componente crítico dele. Esta é a beleza do jogo e o que mantém as conversas das pessoas nos bares", afirmou Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA.

Fonte: UOL

sexta-feira, 5 de março de 2010

As Caras novas (e nem tanto) no futebol rondoniense de 2010

A bola rola neste sábado e domingo (6 e 7), e o blog traz uma relação das caras novas - e outras não tão novas -, que desfilarão nos campos de futebol desde 06/03 até 05/06/2010. Bom campeonato a todos.

a) Rolim de Moura: Marcus Vinícius; Maykon Paulista, César, Rila e Guajará; Gerson (Jaimilson), Paulinho, Fialho (Gil) e Fernandinho; Carioca e Abílio./téc. Lourival Cachopa

b) Espigão do Oeste: Charles; Joel, Lucas, Diego e Michel; Rodrigo Antunes, Rincón, Kadu (Danilinho) e Geilson; Aderlan e Regiano./téc: Tiago Batizoco.

c) Moto Clube: Dida; Guarate, Alfredo, Del e Bruno Braúna; Quel, Paulo César, Vagner (Ramón) e Alex Carioca (Ivon); Robby e André Merenda (Gilberto)./téc: Lion Silva

d) VEC: Junior; Luizinho, Braz, Senegal (Rui) e Celinho; Cucaú, Sorbará, Magrão e Marcelo Soares; Augusto César (Edilson) e Souza (Casemiro). Técnico: Ivair Cenci.

e) Ariquemes: Ari (Zanetti); Batista, Marcone e Biro (Cafu); Zezinho, Adelar (Rafael), Fabinho, Reginaldo e Edinho (André Diniz); Cezar e Andrezinho (Kekel)./ Pery Santana.

f) Cruzeiro:Aranha(gol), Benito, Edinho(zag), Fernando Piaui(le), Muniz(mc), Alemão(atac), Edno, Fabinho e Welington.téc. Roni Silva.

g) Shallon: Castor, téc. Dacosta

h) Genus: Marlon, Embu, Grafite./téc. Samuel Esteves.


quarta-feira, 3 de março de 2010

Arbitragem para 1a. rodada do estadual 2010

Primeira rodada/primeira fase/jogos de ida:
Data: 06/03/2010 (sábado)
Hora: 19h30
Estádio: Aluizio Ferreira/Porto Velho
Jogo: Genus x Cruzeiro
Árbitro: Almir Belarmino Caetano
AA1: Márcia Bezerra Lopes Caetano
AA2: Cristiano Pereira Lopes
ARe: Wilson Gonçalves Aquino

Data: o6/03/2010 (sábado)
Hora: 19h30
Estádio: Rosalino Baldin/Cerejeiras
Jogo: VEC x Espigão
Árbitro: Sidnei Pereira Oliveira
AA1: Isaqueo Nunes da Silva
AA2: Gildo da Silva Aguiar
ARe: Jurandir Lico de Camargo


Data: o7/03/2010 (domingo)
Hora: 17h00
Estádio: Aluizio Ferreira/Porto Velho
Jogo: Moto x Rolim de Moura
Árbitro: Esmerindo Ferreira Filho
AA1: Tulio Nells Sobreira
AA2: Roniere Ramon Costa
ARe: Fledes Rodrigues Santos

Data: o7/03/2010 (domingo)
Hora: 17h00
Estádio: Gentil Valério/Ariquemes
Jogo: Ariquemes x Shallon
Árbitro: Benildo Lima dos Santos
AA1: Greice Valdo Rodrigues
AA2: Davi da Silva Oliveira
ARe: José Carlos Sana

Vem aí a Copa das Florestas

 - Competição com aval da CBF e toda projetada pela nova direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF);  - Data de início, 2ª quinzena de...