Pular para o conteúdo principal

Titular da SECEL diz: governo prioriza o esporte não profissional e calendário é um termo pejorativo


Em entrevista a assessoria de comunicação  da SECEL na manhã de quarta (23), a secretária Cleidimara Alves fez declarações importantes concernentes ao desporto do estado, o que deve ser feito e o que o governo planeja para o soerguimento desportivo no Estado. Falou sobre o Estádio Aluízio Ferreira, Biancão, CEDELS, Política Desportiva, Federações e as parcerias que devem ser feitas ao longo do ano para desenvolver o desporto.

Aluizão

Sobre o Aluízio Ferreira, Cleidimara Alves acenou com boas notícias para o esporte não profissional, com reforma do muro e obras que devem ser feitas atrás dos gols, especialmente no espaço em direção a escola Duque de Caxias, com a construção de piscina, quadras polivalentes, casa das federações e uma pista de atletismo. Uma equipe do DEOSP está a frente do projeto para sua execução.  

Futebol Profissional

Indagada sobre as luminárias e laudos para atender a disputado Campeonato Estadual de Profissionais, a secretária foi enfática: O governo pensa priorizar apoio ao esporte não profissional. O futebol profissional, por si só, tem ou deveria ter vida própria, pois é profissional. Nesse quesito, precisamos sentar para discutir uma parceria. Por exemplo: O governo dá o estádio equipado para jogos há muitos anos – quando ocorre um probleminha lá está o governo para saná-lo. Em contrapartida, a Federação de Futebol o que oferece para reali zar seus jogos, seus campeonatos, seja no Aluizão ou Biancão? Esse paternalismo precisa diminuir e todos se ajudarem. Vamos ser parceiros na luta pelas soluções. Se falta iluminação ou laudos, coisas pequenas, a Federação de Futebol e clubes precisam dar sua parcela e não esperar só pelo governo para resolver os problemas. Infelizmente, nós não temos uma solução imediata para o Aluizão e Biancão.

Cedels – Estádios e Ginásio

Para os Centros Desportivos de Lazer-CEDELS, sendo sete da capital e dois do interior, o governo já assinou ordem de serviço para execução de suas reformas, que devem começar no final de janeiro ou início de fevereiro. Junto a esse bolo, estão as reformas do ginásio Fidoca, quadra e campo do Deroche Pequeno Franco, Estádio Aluízio Ferreira e Estádio Biancão em Ji-Paraná, na ordem de 24 milhões.

Política Desportiva

Essa proposta da Política Desportiva é sumamente necessária no Estado para resolver a questão do desenvolvimento do esporte. Sem ela vamos continuar capengando, com ela será possível o Estado buscar recursos no Ministério do Esporte e até convênios federais através de nossos senadores e deputados. Colocamos nossos técnicos, dentre os quais o professor Amilcar Profeta, para agilizar o mais breve possível a nossa Política Desportiva, que depende, inclusive, da Assembléia Legislativa.

Federações

Estamos pleiteando junto ao Senhor Governador Confúcio Moura uma alternativa para as Federações Desportivas poderem andar com as próprias pernas, ou seja, promovendo seus campeonatos de norte a sul do estado. São elas as entidades responsáveis para mexer com o Estado. Nossa proposta é justificar junto ao governo a necessidade de as federações amadoras terem uma verba oficial anual, disponibilizada de acordo com seus calendários de competições. Hoje, o Estado está parado em termos de ações desportivas e vamos procurar mudar esse patamar, conseguir uma alternativa viável. Na hora certa vamos fazer um ‘Encontrão’ com todas elas para falar do assunto.

Calendário 2013

Esse é um termo pejorativo na SECEL. Não é seu papel criar e distribuir calendário de atividades para cada ano. Vamos sim, colher projetos de eventos e competições, de várias frentes, analisá-los para apoiá-los através de convênios e parcerias, dentro dos preceitos legais.

Gerente de Esportes

Cleidimara Alves confirmou o nome do professor Edvaldo Botelho para exercer o cargo de gerente de esportes da SECEL, segundo ela, por se tratar de um profissional altamente qualificado na Educação Física e que prestará bons serviços ao desporto do Estado. 

Fonte: Jornalista Águido Melo 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rondoniense de 17 anos vai disputar o concorrido Sub-20 em SP

Olha que notícia maravilhosa. Vem daqui de perto do distrito de Jaci-Paraná, a 80 km de Porto Velho, um filho do distrito chamado Jardson Medeiros, zagueiro de 1,85 m com 17 anos, pé esquerdo, pelo visto um prodígio - na acepção da palavra -, daqueles com habilidades próprias para pessoas com mais idade.
Acompanhe o histórico de Jardson: foi bicampeão da copa treze sub-15 pelo Avaí-PVH; em 2015 disputou o sub-16 pelo SC Genus; já o ano passado foi campeão do Interdistrital pela seleção de Jaci-Paraná, quando foi muito elogiado pela postura em campo e personalidade.
Desta temporada o garoto começou a viajar. Entenda-se viajando para fazer o que mais gosta, e sabe fazer. Foi para Confins-MG, disputou o campeonato mineiro sub-17 pelo Bonsucesso EC, sucesso garantido seu time foi eliminado na semifinal mineira. Algumas equipes de base da terra de Tiradentes tentaram ficar com o zagueiro.
Porém, seu destino acabou sendo São Paulo, primeiro jogou pelo Osvaldo Cruz FC, interior paulista. Ao vol…

Tanaka faz acordo amigável e dá adeus ao Periquito

Foram somente três minutos vestindo a camisa oficial do RSC. Falo de Alessandro Tanaka, camisa 16 que entrou ao final do jogo entre RSC 0 x 0 Cuiabá pela Copa Verde, no último domingo. O ambiente no ninho do periquito já não estava legal para o atleta estrela de Guajará-mirim, ontem, segunda-feira entornou de vez.
E, agora à tarde o rápido atacante Tanaka, entrou em acordo com a diretoria do clube, e deu adeus ao RSC. Agora vem a surpresa maior. Sabe para onde voa o Tanaka, ou melhor, sai do ninho do periquito e vai para o Acre, isso mesmo o novo clube será no estado do Acre. E quem pensava no Tanaka no Galo da BR, tire o cavalo da chuva.
O blog chegou a conversar com Eder Marques, um dos diretores do Jipa, e ele assim se expressou: "Luis, na verdade era intenção da gente trazer o Tanaka para cá, como foi um acordo amigável e ele resolveu ir para o Acre, que seja feliz não vamos entrar em leilão". (Tanaka deixou o RSC nesta terça(7), vai para o Acre)

Ariel Mamede e Welmer Bueno, juntos na mesma equipe

É isso mesmo, o mundo do futebol gira rápido demais. Assim como o mundo da política, da economia e das fofocas. Assim foi com o amigo e técnico de futebol Ariel Mamede, saiu daqui de Porto Velho-RO com um pé na taça de campeão-2016, e uma das mãos já levantando a mesma. Antes disso saiu do também RSC o dirigente Welmer Bueno, ambos retornaram ao estado de Goiás.
Enquanto Ariel foi dirigir um time goiano querendo subir da segunda divisão para a primeira, Welmer Bueno voltou para "seu" Vila Nova, no comando administrativo das divisões de base. Nesta copinha que ainda está rolando a bola, o que aconteceu: o Vila saiu de Goiás com status da melhor equipe do paraíso verde na categoria, acabou caindo na fase de grupos.
Enquanto o maior rival do Vila Nova, o Atlético Clube Goianiense ora dirigido por Ariel passou de fase. E aí vem as raquetadas da vida, neste sábado(14) o Vila Nova dispensa Lucas Oliveira, e foi buscar no Dragão o jovem comandante de lá. E agora estarão juntos em um …